Matriculada em uma escola regular, Mariana é uma aluna
com deficiência visual. Em uma aula de Ciências, o
professor em projeção de tela apresenta gráficos, tabelas e
imagens para explicar o conteúdo. Mariana em razão da
deficiência não consegue acompanhar a explicação, fica
desinteressada e não entende o conteúdo ministrado.
Diante do caso exposto, qual deveria ser a atitude correta
do professor para garantir que Mariana seja incluída no
processo de ensino e adequadamente atendida?
✂️ a) Deve continuar com a explicação sem adaptação, pois o
currículo é igual para todos os alunos,
independentemente de suas necessidades. ✂️ b) Realizar a descrição detalhada para Mariana do
material visual e oferecer, sempre que possível,
material em Braille ou audiodescrições do conteúdo. ✂️ c) Esperar que Mariana aprenda o conteúdo de outra
forma fora da sala de aula, como em aulas de reforço,
pois ela não pode acompanhar o ritmo regular da
turma. ✂️ d) Solicitar que Mariana peça ajuda a um colega durante a
explicação, sem precisar fazer adaptações específicas
para ela. ✂️ e) Dispensar Mariana de participar dessa aula, justificando
que ela não poderá acompanhar o conteúdo visual da
mesma forma que os outros alunos.