Conforme o documento “Currículo da Educação Infantil da
Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)”, sobre o
fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na
Educação Básica, enfatiza que: trata-se de reconhecer,
valorizar e consolidar a história, a cultura e a identidade
dos negros e indígenas na Educação Básica municipal.
É imperativa a construção de ações e atitudes que
respeitem as diferenças, sem deixar de combater as
desigualdades raciais que atingem, notadamente, os
negros e indígenas. Diante do exposto, analise as
afirmativas e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) materialização de práticas de educação das relações
étnico-raciais limitam a construção de projetos
esporádicos e circunstanciais;
( ) formação continuada dos profissionais da educação, e
que se tenha como base não apenas o reconhecimento das
diferenças, mas que estas sejam colocadas em relação
entre os sujeitos;
( ) mudanças de comportamento ao comprometer-se com
o rompimento de relações de dominação, de discriminação
e de preconceito racial que colocam as pessoas negras e
indígenas numa condição de subalternidade;
( ) promoção da igualdade racial enseja, concomitante, a
consciência da alteridade que constitui os diferentes
sujeitos no contexto educativo, uma intervenção
pedagógica distinta que contribua para a construção de
identidades positivadas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta
✂️ a) V – V – F – V ✂️ b) V – F – F – V ✂️ c) V – F – V – F ✂️ d) F – F – V – V ✂️ e) F – V – V – V