Na educação especial, o uso de recursos tecnológicos, de
mídia e de educomunicação é fundamental para promover
a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com
necessidades educacionais especiais. Assinale a alternativa
que identifica corretamente os recursos comumente
utilizados na educação especial, considerando suas
características e objetivos.
✂️ a) Recursos de mídia, como vídeos e áudios em formato
convencional, são os únicos adequados para a
educação especial, pois exigem pouca adaptação para
os alunos com deficiência. ✂️ b) Tecnologias assistivas, como softwares de comunicação
alternativa e aumentativa, são frequentemente
utilizadas para facilitar a interação de alunos com
deficiência motora ou de fala. ✂️ c) A educomunicação é utilizada na educação especial
apenas para produzir materiais impressos que
substituem a comunicação digital, sem interatividade
ou multimodalidade. ✂️ d) A utilização de realidade aumentada e ambientes
virtuais é desnecessária na educação especial, já que
esses recursos não proporcionam benefícios específicos
para alunos com deficiência. ✂️ e) Ferramentas tecnológicas como lousas interativas,
audiolivros e leitores de tela são restritas ao ensino
regular e têm pouca utilidade para alunos da educação
especial.