A crescente utilização das mídias e tecnologias digitais no
ensino de música transformou profundamente os
processos de ensino-aprendizagem, ampliando as
possibilidades de interação e criação musical. Nesse
contexto, o campo da Educomunicação surge como uma
abordagem que promove o uso crítico e criativo dessas
ferramentas no ambiente educacional, favorecendo uma
prática pedagógica mais participativa e colaborativa. Sobre
o uso das mídias e tecnologias na educação musical, e
considerando os princípios da Educomunicação, é correto
afirmar que:
a) as tecnologias digitais limitam o processo de
aprendizado musical, pois os estudantes tendem a se
focar mais nos aspectos tecnológicos do que no
conteúdo musical.
b) o uso de aplicativos e plataformas digitais pode
potencializar a prática musical ao permitir que
estudantes criem, compartilhem e colaborem em
projetos musicais de forma remota e interativa.
c) a Educomunicação na educação musical se concentra
exclusivamente no desenvolvimento técnico dos
estudantes, desconsiderando aspectos críticos da
análise de mídia.
d) plataformas digitais de ensino musical são eficientes
apenas para aulas teóricas, já que o aprendizado
prático de instrumentos exige a presença física do
professor.
e) a utilização de vídeos e podcasts em aulas de música
compromete o ensino tradicional, pois não permite o
desenvolvimento das habilidades musicais dos
estudantes de forma significativa.