A crescente utilização das mídias e tecnologias digitais no
ensino de música transformou profundamente os
processos de ensino-aprendizagem, ampliando as
possibilidades de interação e criação musical. Nesse
contexto, o campo da Educomunicação surge como uma
abordagem que promove o uso crítico e criativo dessas
ferramentas no ambiente educacional, favorecendo uma
prática pedagógica mais participativa e colaborativa. Sobre
o uso das mídias e tecnologias na educação musical, e
considerando os princípios da Educomunicação, é correto
afirmar que:
✂️ a) as tecnologias digitais limitam o processo de
aprendizado musical, pois os estudantes tendem a se
focar mais nos aspectos tecnológicos do que no
conteúdo musical. ✂️ b) o uso de aplicativos e plataformas digitais pode
potencializar a prática musical ao permitir que
estudantes criem, compartilhem e colaborem em
projetos musicais de forma remota e interativa. ✂️ c) a Educomunicação na educação musical se concentra
exclusivamente no desenvolvimento técnico dos
estudantes, desconsiderando aspectos críticos da
análise de mídia. ✂️ d) plataformas digitais de ensino musical são eficientes
apenas para aulas teóricas, já que o aprendizado
prático de instrumentos exige a presença física do
professor. ✂️ e) a utilização de vídeos e podcasts em aulas de música
compromete o ensino tradicional, pois não permite o
desenvolvimento das habilidades musicais dos
estudantes de forma significativa.