Assinale abaixo, a alternativa que, segundo a Proposta
Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
(2016), esteja de acordo com a estratégia de planejamento
de uma aula de artes.
a) Concentrar-se no domínio de técnicas tradicionais,
como desenho acadêmico, pintura a óleo e escultura
em mármore, priorizando a habilidade técnica e a
precisão.
b) Identificar as experiências prévias dos/as estudantes,
nas quatro áreas artísticas do Componente Curricular,
realizando um diagnóstico inicial. Com base nisso, o/a
professor/a poderá escolher os recursos culturais mais
adequados aos objetivos de aprendizagem.
c) Dedicar-se a uma análise crítica detalhada,
incentivando os alunos a estudar profundamente a
estética, os conceitos e os valores filosóficos das obras,
com foco nas regras formais da arte e em critérios de
qualidade considerados "superiores".
d) Identificar as experiências prévias dos/as estudantes e
avaliar o desempenho dos alunos com base na
capacidade de seguir normas tradicionais e na precisão
técnica, valorizando mais a habilidade formal do que a
expressão criativa ou subjetiva.
e) Basear o currículo principalmente em artistas
consagrados, como os mestres do Renascimento ou do
Impressionismo, oferecendo pouca flexibilidade para a
inclusão de movimentos modernos ou culturas não
ocidentais.