A modalidade profissional de educação de
jovens e adultos propõem atender à demanda
de jovens e adultos concedendo a educação
profissional e criando possibilidades de
inclusão no mercado de trabalho dos sujeitos
que não concluiram o ensino fundamental e/ou
médio, sendo esta uma possibilidade de
transformar a condição profissional
excludente e buscar garantir a formação
integral atendendo às expectativas dos
estudantes e às demandas da dinâmica da
sociedade. Disposto no Decreto nº 5.840/2006 -
Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
- PROEJA, no artigo 6º, lê-se as normas
referente ao aproveitamento satisfatório do
aluno no curso de educação profissional
técnica de nível médio do aluno (do PROEJA) e
a sua diplomação com validade nacional tanto
para fins de habilitação na respectiva área
profissional e atestado da conclusão do ensino
médio para prosseguir os estudos no ensino
superior. Assinale a alternativa correta
referente ao Parágrafo único do artigo 6º do
Decreto nº 5.840/2006 que complementa a
orientação sobre as regras nos cursos e
programas do PROEJA.
a) Alguns cursos e programas do PROEJA vão
possibilitar a conclusão em casos específicos e
comprovados mediante avaliação e
reconhecimento por parte da respectiva
instituição de ensino
b) Todos os cursos e programas do PROEJA
devem prever a possibilidade de conclusão, a
qualquer tempo, desde que demonstrado
aproveitamento e atingidos os objetivos desse
nível de ensino, mediante avaliação e
reconhecimento por parte da respectiva
instituição de ensino
c) Os cursos e programas do PROEJA não serão
concluídos mesmo mediante resultados
satisfatórios na avaliação e reconhecimento por
parte da respectiva instituição de ensino
d) Todos os cursos e programas do PROEJA
devem prever a possibilidade de conclusão, a
qualquer tempo, desde que demonstrado
aproveitamento e atingidos os objetivos desse
nível de ensino. Não será necessário avaliação
da respectiva instituição de ensino
e) Todos os cursos e programas do PROEJA
devem prever a possibilidade de conclusão, a
qualquer tempo, desde que demonstrado
aproveitamento e atingidos os objetivos desse
nível de ensino, mediante análise rigorosa por
parte da respectiva instituição de ensino