A metacognição como processo individual em
resposta aos desafios do contexto educacional
é uma realidade, mas não é valorizada como
parte da constituição da autonomia e da
criatividade do indivíduo nas situações de
aprendizagem. Desenvolver o conceito de
metacognição pressupõe um aluno como um
sujeito ativo em sua aprendizagem,
progredindo rumo à compreensão do que
aprende e ao modo possível de realizar a
aprendizagem. Diante do exposto, analise as
afirmativas a dê valores Verdadeiro (V) ou
Falso (F) sobre o conceito e a utilização da
metacognição.
( ) Para desenvolver a metacognição, as ações
planejadas pelo professor devem minimizar a
reflexão do indivíduo sobre o próprio processo
de aprendizagem, permitindo elaborar
estratégias diferenciadas conforme o grau de
dificuldade dos desafios cotidianos.
( ) As estratégias metacognitivas devem abranger
reações e atitudes sociais que encaminham o
processo de aprendizagem, principalmente na
forma como a informação será mantida.
( ) Metacognição é a capacidade de pensar o
próprio processo de aprendizagem, estimulada
por ações didáticas planejadas de forma a
potencializar a reflexão e introspecção do
indivíduo.
( ) No processo metacognitivo, os alunos realizam
ações a partir de seus conhecimentos,
envolvendo o pensar sobre seus saberes. Vão
descobrindo meios, condições, de dominar e
administrar os próprios saberes, como se
tivessem um mediador interno inspecionando
os próprios pensamentos.
Estão corretas as afirmativas:
✂️ a) V - V - F - V ✂️ b) F - F - V - V ✂️ c) V - F - V - F ✂️ d) F - V - V - V ✂️ e) F - F - V - F