Paul Singer afirma, em Aprender Economia (São Paulo: Contexto, 2004), que "hoje há dois tipos de moeda funcionando no Brasil: moeda legal e moeda escritural" (p. 53).

A este respeito e de acordo com o autor, assinale a alternativa correta:

Considerando-se moeda o papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos Bancos Comerciais (M1) e que a oferta de moeda é realizada tanto pelas autoridades monetárias, por meios da emissão, quanto pelos Bancos Comerciais, através da criação e da destruição de moeda, é correto afirmar que:

A relação entre meios de pagamento, taxas de juros e base monetária é um dos objetos da economia monetária. Sobre essas relações, é correto afirmar que:

De acordo com a Escola Monetarista, capitaneada por Milton Friedman, alterações na oferta monetária conduziriam a:

De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda, a velocidade de circulação da moeda é:

Aponte a afirmativa correta em relação à Teoria Monetária de Keynes e aquelas derivadas da tradição da Teoria Quantitativa da Moeda: