Suponha incialmente uma economia sem desemprego, com equilíbrio entre oferta e demanda por trabalho.

A situação na qual haverá falta de mão de obra é aquela em que o governo

O equilíbrio do consumidor é obtido quando
A curva de demanda é traçada supondo-se que a renda, os gastos e as expectativas do consumidor, bem como os preços do produto, não mudam. Com relação à demanda, assinale a opção correta.
Suponha uma pequena padaria. Dentre as variáveis que podem resultar em uma retração da oferta de pães por este produtor está:
Se tanto a curva da demanda quanto a curva da oferta por laranjas se deslocam para a direita, então:
Assinale a opção correta no que se refere ao equilíbrio de mercado.
A quantidade ofertada aumenta com o aumento de preços porque
O pão serve de insumo para a venda de diversos tipos de lanche. Suponha que o preço do pão se eleve. No caso de um lanche que necessite de pão para sua montagem, o que acontece com a oferta, a demanda e o preço desse lanche?

O que acontece com determinado mercado, se o governo fixa um preço mínimo compulsório para o bem acima do preço de mercado?

Sendo a demanda determinada pela equação Qd = - 4P + 110 e a oferta, pela equação Qo = 3P + 40 , a quantidade de equilíbrio de mercado será, em unidades, de:

Em seu livro ?Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações?, Adam Smith apresentou ao mundo o conceito da ?mão invisível?, que hoje é chamada de ?Lei da oferta e da demanda?. Sobre o tema, observe as assertivas:

I- Demanda é aquilo que o consumidor deseja adquirir no mercado em um determinado momento, ou seja, aquilo que ele está disposto a pagar para adquirir aquele bem. A demanda é influenciada por diversos fatores, como preço, poder de compra do consumidor, preferências e gostos do consumidor.

II- A lei da oferta e da demanda pretende coordenar o mercado mediante as escolhas de seu público em relação aos produtos e serviços oferecidos, porém, devido à instabilidade econômica, a oferta e a demanda não influenciam no preço dos produtos.

III- Na lei da oferta e da demanda, com o excesso de demanda em relação à oferta a tendência é o preço diminuir, já com o excesso de oferta com relação à demanda, a tendência é o preço aumentar.

IV- Oferta é aquilo que o produtor deseja ofertar, vender no mercado em um determinado tempo. A oferta também é influenciada por diversos fatores, como por exemplo, o preço que ele vai poder ofertar o produto, o preço dos produtos concorrentes, e os custos com a produção.

Quais das assertivas acima estão CORRETAS?

A curva de demanda de mercado de um determinado bem representa a soma

Segundo a visão de Schumpeter sobre o processo de desenvolvimento econômico, a inovação desempenha um papel central nesse processo.

A teoria shumpeteriana, em especial,

Complete a frase com a alternativa correta sobre a lei da oferta e da procura: ?Se a quantidade ofertada se encontrar abaixo daquela de equilíbrio teremos uma situação de _____________ de produto?.
No final de março de 2018, as autoridades monetárias brasileiras anunciaram que as alíquotas dos depósitos compulsórios incidentes sobre depósitos à vista seriam reduzidas de 40% para 25%. Tendo em vista a dinâmica do mercado financeiro, essa medida objetiva, principalmente,
Certa firma fez uma análise de mercado para identificar a demanda por produtos de sua marca e constatou que, quando o preço de outra marca sobe, a demanda por seus produtos diminui; e quando a renda dos consumidores aumenta em alguma proporção, a demanda por seus produtos aumenta em uma proporção maior. É correto concluir que os bens dessa firma são:
Com relação à Lei da Oferta, no âmbito do estudo da Microeconomia é correto afirmar que:

Se o preço de um bem está abaixo do preço de equilíbrio:

Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. A demanda de um bem ou serviço pode ser afetada por muitos fatores, tais como:

( ) Riqueza (e sua distribuição).

( ) Renda (e sua distribuição).

( ) Propaganda.

( ) Hábitos, gostos, preferências dos consumidores.

( ) Facilidades de crédito (disponibilidade, taxa de juros, prazos).

Página 1