Questões de Concursos

selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.

Publicidade
Para as comunicações via rádio ponto a ponto, as antenas direcionais geralmente são projetadas para elevadas relações frente-costa, para que no seu uso como antenas de recepção, o efeito de qualquer sinal espúrio que chegue no sentido oposto àquele para o qual se orientou o seu lobo principal seja reduzido.
Considere uma antena direcional com uma relação frente-costa de 30 dB e um sinal com potência de 100 µW, na sua frequência de ressonância, que chega com incidência frontal ao seu lobo principal e provoca um determinado valor de tensão nos terminais da antena.
Para obter o mesmo efeito nos terminais da antena com um sinal que chegasse na direção oposta ao do lobo principal, a potência desse sinal deve ser de
As antenas utilizadas nos teleportos de comunicação via satélite geralmente são com refletores parabólicos de grandes dimensões.
Nesses casos, as antenas com duplos refletores (refletor principal parabólico e um sub-refletor), como a antena Cassegrain e a antena Gregoriana, oferecem melhores características que as antenas parabólicas com excitador colocado no foco do refletor parabólico.
Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:

I. A antena Cassegrain utiliza um sub-refletor na forma de hiperboloide.
II. A antena que possui o sub-refletor em forma de elipsoide é denominada de Gregoriana.
III. Para reduzir a influência do bloqueio sobre o feixe principal também pode ser utilizado antena com dois refletores, com excitação fora do foco do paraboloide.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Publicidade