O intestino delgado faz parte do sistema digestório e é um tubo que mede, aproximadamente, de 6 a 7 metros, comunicando o estômago ao intestino grosso e que pode ser avaliado por enterotomografia computadorizada ou por enterorressonância magnética.
Assinale o segmento que está situado, em sua maior parte, no quadrante superior esquerdo do abdômen.
Uma gestante de 28 semanas de gestação realizou ultrassonografia obstétrica de 2º e 3º semestres. Durante o exame, o médico radiologista identifica múltiplas alças intestinais herniadas em um defeito coberto por uma membrana, que é visualizado como um conteúdo hiperecoico. São observados também cistos alantoide e polidrâmnio. A gestante relatou que esses achados já estavam presentes na ultrassonografia de 22 semanas e que a médica obstetra havia solicitado exame de alfafetoproteína materna, que veio aumentada.
A hipótese diagnóstica para esse caso é:
Um recém-nascido a termo, masculino, apresenta falha na eliminação de mecônio. Foi realizado enema contrastado, que evidenciou fasciculação/irregularidade em dente de serra de um segmento de pequeno calibre com dilatação proximal.
A principal hipótese diagnóstica é:
Um homem de 46 anos apresenta, há cerca de 3 anos, assimetria facial indolor e diplopia. Nega história de trauma prévio. Foi submetido a tomografia computadorizada de seios de face, que evidenciou atelectasia das paredes do seio, infradesnivelamento do assoalho orbitário e enoftalmia.
De acordo com a situação descrita, é provável que se trate de um caso de:
Um homem de 35 anos apresenta dor no quadrante superior direito, colangite, febre e icterícia. No exame de ultrassonografia, apresentou ductos biliares intra-hepáticos dilatados e septos ecogênicos atravessando o lúmen ectasiado do ducto biliar associados a pequenos ramos venosos portais. O médico assistente achou melhor complementar com tomografia de abdômen superior, que demonstrou múltiplas áreas hipodensas arredondadas, que são inseparáveis dos ductos biliares intrahepáticos dilatados. Como o laudo meramente descritivo não ajudou no diagnóstico, foi realizada ressonância magnética de abdômen superior com contraste, cuja impressão final apontou "inúmeras áreas de dilatação cística saculares dos ductos biliares intra-hepáticos segmentares demonstrando continuidade com a árvore biliar”.
Com base nos achados de imagens, a hipótese mais provável é: