Questões de Concursos

Filtre e encontre questões para seus estudos.

A produção diária (em unidades) de uma fábrica ao longo de 5 dias úteis foi: 80, 82, 78, 80, 80 Com base nesses dados, analise as afirmativas:

I. A média da produção diária é 80 unidades.
II. A moda da distribuição é 80.
III. O desvio padrão é igual a zero, pois a média e os valores são próximos.
IV. A variância é igual a 4.

Assinale a alternativa correta:

Considere o seguinte conjunto de dados, que representa as notas de 10 alunos em uma avaliação:

7, 8, 6, 9, 10 , 5, 7, 8, 6, 9.


A mediana, o desvio interquartil e o desvio absoluto médio são, respectivamente, iguais a

Considere um grupo de 600 funcionários de uma empresa que registram os seguintes valores com relação ao tempo de permanência em um curso de aperfeiçoamento:

Média = 9 dias
1o Quartil = 5 dias
3o Quartil = 15 dias
Coeficiente de variação = 20%

Considerando-se essas informações, é possível concluir que
Considerando a relação entre média, mediana e moda em distribuições de dados, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Se, em um conjunto de dados, a média for maior que a mediana, a distribuição será assimétrica à direita (positiva).
( ) Em uma distribuição simétrica, a média, a mediana e a moda coincidem.
( ) Para uma distribuição multimodal, é possível que a relação entre média, mediana e moda não siga um padrão consistente.
( ) Se a mediana for maior que a média, a distribuição pode apresentar assimetria à esquerda (negativa).


As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a opção em que é apresentada a denominação da ferramenta que, usada na gestão de qualidade, é caracterizada pela representação de seus resultados em um gráfico de pontos cartesianos que permite verificar se existe relação de causa e efeito entre duas variáveis de natureza quantitativa e possibilita encontrar a intensidade da relação entre as variáveis pesquisadas.
Considere uma empresa nacional com o total de 10000 funcionários, dos quais 1000 são a favor da implementação de um projeto na empresa. Uma pesquisa é realizada e 500 funcionários são selecionados aleatoriamente. Seja X igual ao número de funcionários favoráveis à implementação do projeto na amostra, o valor esperado de X, denotado por E[X], e a variância de X, denotada por Var[X], são, respectivamente, iguais a:
Sobre a Análise Exploratória de Dados (AED), avalie as afirmativas a seguir.
I. A AED permite a obtenção do entendimento sobre os dados coletados. II. A AED fornece uma ideia de como os dados se distribuem e sua forma de apresentação. III. Algoritmos de Machine Learning são as principais ferramentas utilizadas na AED.
Está correto o que se afirma em

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

De acordo com o modelo ajustado, caso a concentração molar de potássio encontrada em uma vítima seja igual a 2 mmol/dm3 , o valor predito correspondente do intervalo post mortem será igual a 15 horas.

Dizer que “O perfume possui um cheiro doce ou a colônia não possui um aroma cítrico”, é logicamente equivalente a dizer que:

Com base nas informações e na figura apresentadas e considerando que a configuração eletrônica do íon Fe2+éd6, julgue o próximo item, de acordo com a teoria do campo cristalino.


Na hemoglobina com uma molécula de H2O substituindo a molécula de O2, a energia de estabilização do campo cristalino é igual a - 0,4 × Δoct, em que Δoct é o valor do desdobramento do campo cristalino.

Observe a amostra de dados contábeis (em milhares de reais) a seguir.

132 202 185 214 240 186 183 180 203 204 138 98 194 295 103 222 104

A mediana desse conjunto de dados, em milhares de reais, é igual a:

Ao determinar a mediana de uma distribuição de frequência Marcos encontrou o valor de 15,4 porém, utilizou somente 2 casas decimais na resolução. Se o valor correto da mediana, utilizando todas as possíveis casas decimais é igual a 16, então o erro relativo percentual no cálculo de Marcos é igual a _____.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Uma equipe de supervisores pedagógicos analisou os resultados da avaliação diagnóstica aplicada em diferentes unidades acadêmicas. Em uma delas, a distribuição de notas apresentou média igual a 6,0 pontos, desvio padrão igual a 1,5 ponto, mediana igual a 5,7 pontos e curtose igual a 5 pontos.
Com base nas informações da situação hipotética precedente, assinale a opção correta.
Com relação aos conceitos básicos de análise exploratória de dados, analise as afirmativas a seguir.

I. O coeficiente de curtose é uma medida adimensional que depende da diferença entre os percentis de ordem 90 e 10.

II. Quando o coeficiente de correlação entre duas variáveis aleatórias é nulo, isso implica que as mesmas são independentes.

III. Um conjunto de dados cujo desvio padrão é maior do que o de outro conjunto possui maior dispersão.


Está correto o que se afirma em
Quando se analisa a relação entre variáveis em estatística, é crucial entender as diferenças entre causalidade e correlação.
Em uma análise de correlação,

Com base no diagrama apresentado e na teoria dos orbitais moleculares (TOM), julgue o item subsecutivo.


De acordo com a TOM, o íon molecular O2+ possui ordem de ligação maior do que a molécula neutra de O2.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Em regressão linear simples, um valor elevado do coeficiente de determinação (R²) implica que as observações estão mais próximas _____

Com base no diagrama apresentado e na teoria dos orbitais moleculares (TOM), julgue o item subsecutivo.
A TOM mostra que, no estado fundamental de energia, a molécula de O2 apresenta todos os elétrons emparelhados e, por esse motivo, não apresenta comportamento magnético.
Uma amostra aleatória de tamanho n = 5, dos saldos de contas correntes do arquivo dessas contas de um banco, forneceu os seguintes valores em milhares: 5, 7, 4, 2 e 10. Então, as estatísticas amostrais: média, mediana, desvio padrão, coeficiente de variação e variância têm, respectivamente, os seguintes valores com aproximação até centésimos:
Página 1