Acerca dos planos de desenvolvimento e de estabilização no Brasil, julgue o item.

O II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) teve como objetivo central a realização de um ajuste de curto prazo na economia brasileira, com vistas ao aumento das taxas de crescimento econômico. O Plano realizou uma inversão no processo de industrialização brasileira ao priorizar a produção de bens de consumo em detrimento do setor produtor de bens de capital e de insumos básicos.

De acordo com o Boletim Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Central, publicado em 4 de abril de 2022 pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a carga tributária bruta (CTB) do governo geral (governo central, estados e municípios) foi de 33,9% do PIB, o que representa um aumento de 2,14 pontos percentuais do PIB em relação a 2020. No que se refere à estrutura tributária brasileira, julgue o item.

A partir de 1995, o Brasil experimentou um processo de elevação da carga tributária devido à regulamentação dos direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), o que implicou o aumento de alíquotas de impostos vinculados ao financiamento das políticas sociais, além da majoração das contribuições sociais vinculadas ao custeio da educação.

Acerca dos planos de desenvolvimento e de estabilização no Brasil, julgue o item.

O Plano de Metas adotado no governo de Juscelino Kubitscheck pode ser considerado o auge do período de industrialização brasileira, sendo marcado por investimentos estatais em infraestrutura ferroviária e elétrica, pelo estímulo à produção de bens intermediários na economia e pelos incentivos à introdução dos setores de consumo duráveis e de capital.

Acerca dos planos de desenvolvimento e de estabilização no Brasil, julgue o item.

O Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), implantado no contexto do regime militar de 1964, buscava, entre suas metas, a redução do déficit público mediante o corte de gastos e a ampliação de receitas, uma política monetária restritiva por meio da limitação de acesso ao crédito e a contenção da demanda via política salarial decidida pelo governo, o que ocasionou uma redução do salário real.