São os agentes ergonômicos caracterizados pela falta de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador; estão ligados também a fatores externos e internos, em síntese, quando há disfunção entre o indivíduo e seu posto de trabalho. Entre os agentes ergonômicos mais comuns estão, EXCETO:
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é uma das atividades obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Seu principal objetivo é conscientizar os empregados e empregadores da necessidade de evitar acidentes e doenças do trabalho, estabelecendo as medidas a serem adotadas para impedir a sua ocorrência. Pode-se afirmar que a SIPAT deve ser promovida pela CIPA, em conjunto com os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, sendo organizada:
O enfermeiro deve implementar no seu processo de trabalho alguns instrumentos, a fim de garantir melhoria ou manutenção da qualidade do serviço. O instrumento que corresponde ao conjunto de regras e instruções para definir procedimentos, métodos e organização que orientam os executantes no cumprimento de uma atividade trata-se de: