A turbidez pode ser definida como uma medida do grau de interferência à passagem da luz através do líquido. A alteração à penetração da luz na água decorre da presença de material em suspensão, sendo expressa por meio de unidades de turbidez. Um parâmetro diretamente associado à turbidez é a transparência da água, a qual é usada principalmente no caso de lagos e represas, essa transparência é medida mergulhando-se na água um disco de aproximadamente 20 cm de diâmetro, denominado disco de:
Em relação às bombas centrífugas utilizadas em estação elevatória. Assinale a alternativa correta que corresponde a uma característica de bomba centrifuga de rotor fechado:
Rede de distribuição de água é a unidade do sistema de abastecimento que conduz água para os pontos de consumo (prédio, indústrias etc). Podem ser do tipo ramificadas, malhadas e mistas. Assinale a alternativa que corresponde a um tipo de rede de distribuição ramificada:

Qual é o nome do aparelho com superfície de captação horizontal e reservatório para acumular a precipitação ocorrida que armazenam as precipitações ao longo de várias horas e são esvaziados após o registro da quantidade de chuva coletada? Usualmente é feita uma medição diária e mede-se a altura precipitada em milímetros (SANTOS et al, 2001).

O planejamento urbano, embora envolva fundamentos interdisciplinares, na prática é realizado dentro de um âmbito mais restrito do conhecimento. O planejamento da ocupação do espaço urbano no Brasil, através do plano Diretor Urbano não tem considerado aspectos de drenagem urbana e qualidade da água, que trazem grandes transtornos e custos para a sociedade e para o ambiente (http://www.aguasparana.pr.gov.br). À medida que a cidade se urbaniza, em geral, ocorrem os seguintes impactos:


I. Diminuição das vazões máximas devido ao aumento da capacidade de escoamento através de condutos e canais e impermeabilização das superfícies.

II. Aumento da produção de sedimentos devido à desproteção das superfícies e à produção de resíduos sólidos.

III. Deterioração da qualidade da água superficial e subterrânea, devido à lavagem das ruas, transporte de material sólido e às ligações clandestinas de esgoto sanitário e pluvial.

IV. Contaminação de aquíferos.


Analise as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA:

Em relação aos materiais das adutoras, assinale a alternativa que corresponde a um aspecto incorreto que deve ser considerado na escolha desses materiais.
Sobre as vantagens do uso de pavimentos permeáveis, é correto afirmar, exceto:
Ainda sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A utilização dos métodos de transformação de chuva em vazão e, particularmente do método racional, implica em uma adequada caracterização das precipitações de projeto. Esta caracterização se faz mediante o estabelecimento da duração da chuva, seu período de retorno e sua frequência. II. No sistema inicial de drenagem (bocas de lobo e pequenas galerias) são usados períodos de retorno de 2 a 5 anos, para galerias de maior porte e pequenos canais são usados períodos de retorno de 10 anos e, para o sistema de macrodrenagem os períodos de retorno variam entre 20 a 25 anos, adotando-se, em alguns casos, 100 anos. III. Um parâmetro importante e de difícil estimativa para aplicação do método racional é o coeficiente de deflúvio, que deve oferecer uma representação dos efeitos da impermeabilização do solo, da retenção superficial, dos retardamentos e da não uniformidade na distribuição espacial e temporal da chuva. IV. Para contornar a complexidade da análise da área de contribuição para aplicação do método racional, considera-se que cada trecho de sarjeta receba as águas pluviais da quadra a jusante, exceto quando a topografia for muito acentuada, impossibilitando esta hipótese. A sequência de afirmativas corretas é:

Em relação às desvantagens em tubulação de aço em adutoras, analise:

( ) - Precauções para transporte e armazenamento;

( ) - Pouca resistência à corrosão externa;

( ) - Dimensionamento das paredes dos tubos quanto ao colapso.

Julgue os itens acima, sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, respectivamente:

A avaliação da qualidade de uma água deve ser feita de forma integrada, considerando-se o conjunto das informações de caráter físico, químico e biológico. Os diversos parâmetros constituem instrumentos de avaliação que podem ser agrupados para contemplar as características mais relevantes da qualidade das águas naturais, como, por exemplo:


I. Grau de mineralização: obtido por meio da análise da condutividade, alcalinidade, dureza.

II. Poluição orgânica: oxigênio dissolvido, DBO, DQO e amônio.

III. Presença de poluentes significativos: metais pesados, detergentes, pesticidas e compostos organossintéticos.

IV. Contaminação fecal: bactérias coliformes.


Analise as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA:

Sobre a etapa de captação de água para o sistema de abastecimento de água de uma cidade, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Na análise das descargas médias e mínimas do manancial em relação a vazão de consumo (Qd) do projeto, temos: i) Captação direta quando Qméd. > Qd e Qmín. > Qd ; ii) Reservatório de acumulação ou regularização quando Qméd. < Qd e Qmín. > Qd ; iii) buscar outro manancial para atender a demanda ou completar a vazão quando Qméd. > Qd e Qmín. < Qd. II. Os dispositivos que podem estar presentes numa captação de água de superfície são: Tomada de água; Barragem de nível ou soleira; Reservatório de regularização de vazão; Grades e telas; Desarenador III. Aquíferos correspondem a uma formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais. Já aquitarde é uma formação que pode conter água (até mesmo em quantidades significativas), mas é incapaz de transmití-la em condições naturais. IV. Aquiclude é a unidade geológica menos permeável numa determinada sequência estratigráfica. Por exemplo: em uma sequência de estratos intercalados de arenitos e siltitos, os siltitos, menos permeáveis que os arenitos, correspondem ao aquiclude.
A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Em relação às redes coletoras, assinale a alternativa correta relacionada a traçados de rede - Ramal ou distrital.

Em relação à utilização de vórtices em reservatórios, analise:

I. Diminuição da vazão nas adutoras;

II. Vibração e cavitação na bomba;

III. Aumento da eficiência e vazão da bomba.

Dos itens acima, podemos afirmar que:

Em relação à drenagem urbana, as medidas estruturais, modificam o sistema para reduzir o risco de cheias, pela implantação de obras para conter, reter ou melhorar a condução de escoamentos. Assinale a alternativa que corresponde a uma medida estrutural:
Em relação aos impactos sobre o ciclo hidrológico, é correto afirmar:
Considerando os diferentes recursos hídricos, julgue o item que se segue.

Mudanças climáticas não tendem a alterar a quantidade, a distribuição e a previsibilidade das chuvas, por isso não representam risco para a oferta de água para os diferentes usos e as demandas humanas.
Diversos métodos podem ser utilizados para estimativas das descargas de projeto em sistemas urbanos de drenagem. Sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir: I. O método racional oferece estimativas satisfatórias de descargas de pico em bacias urbanas com áreas próximas de 5 km2, não se mostrando adequado a bacias rurais ou naturais. II. O método racional tem a premissa de que o pico do deflúvio superficial direto, relativo a um dado ponto de projeto, é função do tempo de concentração respectivo, assim como da intensidade de chuva, cuja duração é suposta como sendo igual ao tempo de concentração em questão. III. O tempo de concentração (tc) é o tempo em minutos que leva uma gota de água teórica para ir do ponto mais afastado da bacia até o ponto de concentração ou seção de controle. IV. De uma forma simplificada, o tempo de concentração pode ser entendido como a soma de dois tempos: o tempo de entrada (te) e o tempo de percurso (tp). Em bacias urbanas, o tempo de entrada (te) pode ser entendido como o tempo transcorrido para o escoamento superficial atingir a extremidade de jusante de um conduto, por exemplo, a primeira boca de lobo a jusante do sistema. A sequência de afirmativas corretas é:
Página 1