Acerca da comunicação dos resultados de auditoria, julgue os
itens subseqüentes.

A inobservância de princípios ou normas de contabilidade não é condição suficiente para impedir a emissão de parecer sem ressalva. Segundo estabelece o CFC, os efeitos da inobservância devem ser avaliados, aceitos e devidamente revelados nas demonstrações contábeis.

Assinale a opção que apresenta circunstância que justifique a inclusão de um parágrafo de ênfase no relatório de determinado auditor.
Em determinado trabalho, o auditor recebeu carta de responsabilidade da administração, a qual afirmava que todos os documentos que tinham sido gerados e recebidos dos fornecedores estavam revestidos de total idoneidade e haviam sido encaminhados para a elaboração da escrituração contábil. 
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, a respeito do relatório de auditoria e dos aspectos técnicos e legais a ele relacionados.

Não é possível afirmar que o auditor deverá modificar sua opinião no relatório de auditoria caso ele encontre evidência de uma despesa não contabilizada.
Acerca de objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os próximos itens.

Desde que sejam atualizados, alguns papéis de trabalho podem ser reutilizados, quando estiverem relacionados a auditorias realizadas em vários períodos consecutivos.
Em seu trabalho de auditoria, determinado auditor independente tem como objetivo verificar a suspeita de desfalque na conta bancária da empresa auditada. 
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Eventual resposta a circularização realizada junto ao banco e recebida por email deve ser guardada como papel de trabalho de auditoria disponível.

Acerca da comunicação dos resultados de auditoria, julgue os
itens subseqüentes.

A versão preliminar do relatório de auditoria de natureza operacional deve ser encaminhada aos gestores dos órgãos ou programas auditados e aos seus superiores hierárquicos, ficando à disposição de qualquer interessado; nessa fase, as sugestões encaminhadas pelos gestores e demais interessados serão debatidas publicamente.

Situação hipotética 3A7-I

Determinada entidade, no exercício de 20X7, passou por duas gestões: uma no período de janeiro a maio, e a outra no restante do exercício financeiro. Na auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 20X7, o auditor independente aplicou os procedimentos de auditoria na extensão julgada necessária e não encontrou fatos que implicassem modificação de opinião. Entretanto, a administração responsável pelo período de janeiro a maio negou-se a fornecer representação formal, declarando que haviam sido fornecidas todas as informações e permitidos os acessos necessários, bem como que todas as transações tinham sido registradas e estavam refletidas nas demonstrações contábeis.


Na situação hipotética 3A7-I, o relatório de auditoria, conforme as normas de auditoria vigentes, deverá ser registrado com

Acerca da comunicação dos resultados de auditoria, julgue os
itens subseqüentes.

As revelações acerca das demonstrações contábeis têm relação com as informações a que o auditor tem acesso pelo trabalho realizado. Desse modo, o auditor pode deixar de revelar informações, muitas vezes privilegiadas em razão da confidencialidade a ele conferida pela empresa sob auditoria, desde que o usuário não seja induzido a conclusões errôneas e prejudiciais ao seu próprio interesse.

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.

A entrega dos papéis de trabalho elaborados pelos auditores internos por solicitação dos auditores independentes está condicionada ao que for estabelecido com a administração da entidade e se insere no âmbito de um planejamento conjunto do trabalho a ser realizado em cooperação entre as duas auditorias.

Em relação à caracterização de achados e à documentação exigida nas auditorias, julgue o item que se segue.

A documentação da auditoria deve conter apenas os papéis de trabalho essenciais para fundamentar a opinião do auditor, sendo desnecessário arquivar registros sobre itens avaliados que não resultaram em achados ou recomendações.

Acerca do planejamento da auditoria, dos riscos envolvidos e da utilização de técnicas e instrumentos associados à avaliação de controles e à obtenção de evidência, julgue o item a seguir.

A ausência de papéis de trabalho que evidenciem os julgamentos profissionais realizados pelo auditor durante a auditoria não compromete o relatório, desde que as conclusões estejam devidamente expressas.

Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de
seus procedimentos, julgue os itens a seguir.
A CVM tem o direito de examinar e extrair cópias de registros contábeis, livros ou documentos, inclusive programas eletrônicos e arquivos magnéticos, ópticos ou de qualquer outra natureza dos últimos cinco anos da companhia. A CVM não terá o direito de examinar os papéis de trabalho de auditores independentes, que são documentos sigilosos e de responsabilidade do auditor independente, em caráter permanente.
Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de
seus procedimentos, julgue os itens a seguir.
Na ausência de práticas contábeis estabelecidas, o auditor independente deverá buscar outras fontes possíveis, como, por exemplo, as normas legais ou regulamentares definidas por agências/órgãos reguladores.
Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de
seus procedimentos, julgue os itens a seguir.
As informações contábeis utilizadas pelos auditores internos devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis no fornecimento de evidências às conclusões e recomendações da auditoria interna. É responsabilidade do auditor interno a obtenção, análise, interpretação e documentação das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.