Um taxista inicia o seu dia de trabalho com o tanque de seu carro totalmente cheio. Percorre 325 km e reabastece, sendo necessários 25 litros para completar o tanque. Em seguida, percorre 520 km, até esvaziar completamente o tanque, concluindo, então, que a capacidade do tanque do carro, em litros é de
A distância entre duas cidades A e B é de 237,5 km. Se o litro de combustível custa R$ 0,70, e seu carro consome um litro desse combustível a cada 9,5 km, quanto gastaria, em reais, para ir da cidade A para a cidade B?
Hélio distribuiu 70 figurinhas entre três amigos: Inaldo, João e Antônia. João recebeu o dobro da quantidade recebida por Antônio, e este recebeu o dobro da quantidade recebida por Inaldo. Quantas figurinhas João recebeu de Hélio?
Um locutor de rádio, durante um fim de tarde, fez a seguinte afirmação:
"Sempre que chove em Recife, o trânsito fica complicado, e as pessoas chegam mais tarde em casa."
Supondo verdadeira a afirmação do locutor, pode-se concluir a partir dela que, necessariamente, se
Quando sai de casa até as 6h30min, Rebeca gasta 30 minutos para chegar ao seu trabalho. Ela percebe também que, para cada 2 minutos que o horário de saída ultrapassa as 6h30min, o tempo de percurso aumenta 1 minuto, devido ao trânsito. De acordo com esses dados, se um dia Rebeca chegou ao trabalho às 7h39min, pode-se concluir que ela saiu de casa às
Se o dobro de um número inteiro é igual ao seu triplo menos 4, então a raiz quadrada desse número é
Nos termos da Lei n.º 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, NÃO são legitimados no processo administrativo, na qualidade de interessados,
Analise as seguintes afirmações sobre SOFTWARES BÁSICOS: CORREIO ELETRÔNICO.
I. O SMTP é um protocolo usado no sistema de correio eletrônico na arquitetura Internet TCP/IP. Ele especifica como o sistema de correio eletrônico transfere uma mensagem de uma máquina para outra bem como a forma como as mensagens são armazenadas.
II. O POP3 é um protocolo usado para o acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico, que possibilita transferir, seqüencialmente, todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico para um computador local.
III. O IMAP é um protocolo para o gerenciamento de correio eletrônico que mantém as mensagens armazenadas no servidor e permite que o usuário acesse suas mensagens a partir de qualquer computador interligado à Internet.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
As 180 secretárias que concorrem a uma das vagas oferecidas por uma empresa estão dispostas em n filas, tendo cada fila o mesmo número de candidatas. Sabe-se que o número de candidatas de cada fila é oito a mais que o número que representa a quantidade de filas. Quantas são as filas?
Assinale a alternativa correta.
Analise as seguintes afirmações sobre ENGENHARIA DE SOFTWARE.
I. Ferramentas CASE são ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software. Elas são utilizadas nas mais diversas tarefas do ciclo de desenvolvimento de software, como gerenciamento, análise, projeto, implementação e teste.
II. As técnicas de desenvolvimento de software orientadas a objetos não são utilizadas em aplicações reais pela indústria de software. Isto mostra que ainda são necessários testes que demonstrem as vantagens da utilização de tais técnicas.
III. Metodologias ágeis são técnicas de desenvolvimento que prezam pela produtividade, em contraste com técnicas complexas que exigem uma variedade de documentos e controles que acabam por encarecer e atrasar os desenvolvimentos de software.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Analise as seguintes afirmações sobre PROGRAMAÇÃO.
I. Considerando a linguagem Java, switch é um exemplo de comando de seleção, if, de comando condicional e while, de comando de iteração.
II. Pilhas são estruturas de dados cujos dados são removidos na ordem inversa em que são inseridos.
III. Em Java, o operador "+" é polimórfico. Dependendo do tipo dos argumentos aos quais estiver aplicado, pode realizar uma soma numérica ou uma concatenação de strings.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Analise as seguintes afirmações sobre a ENGENHARIA DE SOFTWARE.
I. Quando se identifica um atraso no cronograma de um projeto de desenvolvimento de software, uma alternativa que normalmente surte efeito positivo é contratar mais pessoal para aumentar a produtividade da equipe.
II. O impacto negativo de uma mudança de requisitos durante a implementação do software é de 60 a 100 vezes maior do que se tal mudança fosse feita ainda durante a definição dos requisitos.
III. Normalmente é mais útil um investimento em ferramentas CASE do que em hardware para um projeto de software. Ferramentas CASE contribuem mais para o aumento da produtividade do que a utilização do hardware mais sofisticado disponível no mercado.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Um viajante deseja fazer uma caminhada de 10 km. Numa primeira etapa, percorreu do percurso total. Numa segunda etapa, pecorreu mais do restante. Para completar a caminhada, ele terá que percorrer
Analise as seguintes afirmações sobre SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS (SGBD).
I. A principal característica do modelo de SGBD classificado como relacional é a representação dos dados em uma estrutura hierárquica baseada em árvore.
II. A principal característica do modelo de SGBD classificado como orientado a objetos é a representação da base de dados em uma coleção de tabelas.
III. Uma relação está na segunda forma normal (2FN) se, e somente se, estiver na primeira forma normal (1FN) e cada atributo não-chave for dependente da chave primária inteira, ou seja, estes atributos não podem depender, apenas, de parte da chave primária.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Levando-se em consideração que um determinado gestor administrativo com vistas a manter um serviço público anteriormente criado por lei, resolve realizar uma obra para conservar e adaptar um bem imóvel da repartição em que trabalha, naturalmente com a finalidade de melhor atender a população. Segundo a Lei Nº 4.320/64, a presente despesa será classificada como:
I. O Linux é um sistema operacional multiprogramado, o que possibilita que vários processos de um usuário estejam ativos simultaneamente.
II. O Linux integra os dispositivos no sistema de arquivos, chamando-os de arquivos especiais, associados a um nome de caminho. Por exemplo /dev/hd1.
III. Um socket não pode ser criado e destruído dinamicamente, no Linux. Esta restrição foi imposta, para reforçar a segurança do sistema, quando uma conexão é estabelecida.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Segundo a Lei N.º 4.320/64, a lei de orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico e financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios da
Analise as seguintes afirmações sobre ARQUITETURA DE COMPUTADORES.
I. A unidade de controle é um dos principais componentes da CPU. Ela é responsável por realizar o processamento de dados, como operação de soma e comparação de dados.
II. O barramento do computador estabelece a comunicação entre a CPU, memória principal e dispositivos de entrada e saída. Existem três tipos de barramento: barramento de controle, barramento de endereço; e barramento de dados. As instruções de máquina são transmitidas através do barramento de controle.
III. Os registradores são utilizados para armazenamento de dados dentro da CPU.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).