Publicidade|Remover

Sobre a membrana plasmática, analise as afirmativas.

I. Está presente em todos os tipos de células.

II. É lipoproteica.

III. Constituída principalmente por vitaminas e proteínas.

IV. Possui impermeabilidade seletiva.

V. Na membrana plasmática de células animais encontra-se a presença de colesterol.

Estão corretas apenas as afirmativas

As pirâmides ecológicas podem ser de número, massa e energia. Diante do exposto, analise.

I. A pirâmide de números indica o número de indivíduos em cada nível alimentar.

II. Na pirâmide de biomassa, a biomassa é expressa em termos de quantidade de matéria orgânica por unidade de área em dado momento.

III. A pirâmide de energia pode ser invertida em alguns casos.

IV. A pirâmide de números nunca pode ser invertida.

V. Em ecossistemas terrestres, geralmente, a biomassa dos produtores é maior que dos herbívoros, que é maior que a dos carnívoros. Nesse caso, a pirâmide de biomassa é invertida.

Estão corretas apenas as afirmativas

O potencial que uma população possui para aumentar o número de indivíduos em condições ideais, isto é, sem que nada impeça esse aumento, denomina-se

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os seres vivos mantêm constante troca de matéria com o ambiente.

( ) O carbono é fixado pelos seres heterótrofos por meio da fotossíntese ou quimiossíntese.

( ) O CO2 retorna para o meio ambiente por meio da respiração ou fermentação.

( ) O O2, produzido durante a fotossíntese, também poderá participar da formação da camada de ozônio.

( ) A fixação do nitrogênio pode ser feita por radiação ou biofixação.

A sequência está correta em

Analise as seguintes afirmativas.

I. Os cílios e os flagelos têm a mesma estrutura.

II. Os cílios são mais curtos e menos numerosos por célula que os flagelos.

III. Os cílios e os flagelos ocorrem em seres multicelulares e em muitos protistas.

IV. Nos protistas, os cílios e os flagelos têm a função básica de promover o deslocamento em meio líquido.

V. Nos protistas, os cílios e os flagelos têm a função básica de promover a movimentação do líquido circundante, propiciando a obtenção de alimento.

Estão corretas apenas as afirmativas

São características das arqueobactérias:

Analise as afirmativas.

I. O habitat é o lugar ocupado pelo organismo no ecossistema.

II. O nicho ecológico é constituído pela descrição do modo de vida do organismo no ecossistema.

III. Na transferência de energia entre os seres vivos há reaproveitamento da energia liberada, ou seja, a energia poderá ser reciclada.

IV. Em um ecossistema, a transferência de energia pode ser multidirecional, ocorrendo como um fluxo de energia.

V. Em um ecossistema, a matéria pode ser reciclada nos ciclos biogeoquímicos.

Estão corretas apenas as afirmativas

As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais. São consideradas vitaminas, EXCETO:
O conjunto de todos os organismos vivos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um(a)
“Em uma determinada mata foram realizadas observações e coleta de dados de uma determinada população durante um ano. Sabe-se que houve uma saída de 12 indivíduos para outras áreas; uma entrada de 5 indivíduos de outras áreas; e que 3 indivíduos morreram durante esse tempo. Ao final do período, constatou-se que a população final era de 90 indivíduos e uma área de 50.000 m² ocupada da mata.” Diante de tais informações, é INCORRETO afirmar que
São características das eubactérias:
Qual é a densidade de uma população de 20 capivaras que ocupam uma área de 20.000 m²?
“Ocorre quando duas populações de espécies diferentes de uma mesma comunidade apresentam nichos ecológicos iguais ou muito semelhantes, desencadeando uma disputa pelos mesmos recursos do meio, quando estes não são suficientes para as duas populações.” Trata-se de
“Estrutura de células eucarióticas responsável pela forma e sustentação interna da célula, movimento do citoplasma e contração das células musculares.” Trata-se de
Publicidade|Remover