Um transformador fornece 550 V em 80 mA com uma eficiência de 90 por cento. Se a corrente do primário for de 0,8, a potência de entrada em VA vale:
Para se preparar o subleito de uma via, são necessários alguns equipamentos conforme itens abaixo, exceto:
Uma tensão CA de 110 V é aplicada a resistências de 5 ohms e 15 ohms em série. A corrente que atravessa os componentes, a tensão no resistor de 5 ohms e a tensão no resistor de 15 ohms valem respectivamente:
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
I- O ozônio é um poderoso oxidante que tem ação desinfetante mais rápida que o cloro.
II- Atualmente o uso do ozônio se ampliou e já se considera a ozonização como parte integrante do tratamento da água.
III-Aozonização provoca a redução dos teores de ferro e manganês da água.
Um autotransformador contendo 200 espiras é ligado a uma linha de 120 V. Para se obter uma saída de 24 V, o número de espiras do secundário deve ser de:
As impurezas contidas na água podem ser classificadas em dois grupos:
O efeito pelicular ocorre em linhas de transmissão. O mesmo:
Um condensador plano de placas paralelas é carregado por meio de uma bateria e, com o condensador carregado, afastam-se as placas até uma distância igual ao dobro da anterior. Nestas condições: (desprezando-se os efeitos de borda)
ESPP•
Segundo o Decreto 8468 de 08 de setembro de 1976, considera-se poluente toda e qualquer forma de matéria ou energia lançada ou liberada nas águas, no ar ou no solo sob algumas condições. Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
I- com intensidade, em quantidade e de concentração, em desacordo com os padrões de emissão estabelecidos no regulamento do decreto 8468 e normas dele recorrentes.
II- por fontes de poluição com características de localização e utilização em desacordo com os referidos padrões de condicionamento e projeto.
III- com características e condições de lançamento ou liberação, em desacordo com os padrões de condicionamento e projeto estabelecidos nas mesmas prescrições.
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
I- A erosão urbana é um dos principais problemas ambientais que afetam as cidades paulistas e está diretamente relacionada com o processo de rápida urbanização sem planejamento e práticas de parcelamento do solo inadequadas e deficientes.
II- Em algumas cidades, a erosão assume formas assustadoras, destruindo a infra-estrutura urbana (ruas, guias, sarjetas, redes de água e esgoto, etc), causando assoreamento dos reservatórios e do leito dos rios e agravando mais o problema das enchentes.
III- Processos erosivos não geram pesados prejuízos pela degradação de áreas urbanas e pela destruição de infra-estruturas, exigindo vultosos investimentos das municipalidades na recuperação das áreas atingidas.
Assinale a alternativa incorreta:
Ao se falar em Sensoriamento Remoto, uma palavra substitui bem o termo radiômetro, e é sensor. Os sistemas sensores podem ser classificados em:
Considerando-se as diversas definições topográficas das alternativas abaixo, podemos afirmar que:
O PERT é uma técnica empregada no planejamento e na seqüência das atividades de um projeto e utiliza três tipos de estimativas de tempo, que são:
A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, em seu projeto de revisão 2:009.30 - 006 - projeto de Estação de Tratamento de Água para Abastecimento Público, considera tipos de águas naturais. Assinale a alternativa incorreta:
Um motor de 2 HP funcionando com a saída especificada age como o propulsor principal de um alternador que tem uma demanda de carga de 1,1 kW. A eficiência porcentual desse alternador vale aproximadamente:
As culturas que mais tiveram importância no cenário econômico nacional e até mundial, por ordem de importância e volume de produção, foram:
Na eletrônica analógica e de potência foram incorporados muitos dispositivos de controle nas últimas décadas. O dispositivo PUT (Transistor Unijunção Programável) tem sua operação semelhante ao UJT (Transistor de Unijunção). A afirmação verdadeira sobre o PUT é:
Abaixo são apresentadas algumas técnicas de manejo e conservação da cobertura do solo. Assinale a alternativa incorreta: