Gel é uma das formas farmacêuticas e cosméticas mais aceitas recentemente. Géis aniônicos possuem carga negativa, dentre estes podemos destacar os vários tipos de Carbopol®, carboximetilcelulose e goma adraganta. Sobre os géis aniônicos considere as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O gel de Carbopol® 940 é estável na faixa de pH 4 a 10.

II. Géis aniônicos são incompatíveis com íons, zinco e bismuto.

III. Géis aniônicos são compatíveis com ácido benzoico e benzoatos.

Estão corretas as afirmativas:

As operações farmacêuticas envolvem todas as preparações que praticamos com o objetivo de transformar um fármaco em um forma farmacêutica. Assinale a alternativa que apresenta a operação farmacêutica que tem como objetivo separar partículas sólidas de um líquido:

A trituração é um processo usado universalmente nos laboratórios e na farmácia para reduzir pequenas quantidades de droga sólida a pó; é uma operação farmacêutica. Assinale a alternativa que apresenta a vidraria específica para utilização na trituração:

Alguns princípios ativos farmacêuticos são utilizados na sua forma de sal, e para alguns deles, na hora do cálculo farmacêutico, deve ser aplicado o fator de equivalência, que é o fator utilizado para fazer o cálculo da conversão da massa do sal ou éster para a massa do fármaco ativo. Assinale a alternativa que corresponde à quantidade total de pó que deverá ser pesado para o preparo de 20 cápsulas de ranitidina, cada uma na dose de 75 mg (miligramas), considerando que o pó utilizado será o cloridrato de ranitidina cujo fator de equivalência é 1,12:
Suspensão é a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. As alternativas abaixo apresentam tipos de suspensão, assinale aquela que está incorreta:

Considere a seguinte frase: “A tintura é produto de um processo extrativo.”. Das alternativas abaixo, assinale aquela que justifica corretamente essa afirmação apresentada:

Bioterápico é a preparação medicamentosa de uso homeopático obtida a partir de produtos biológicos, quimicamente indefinidos: secreções, excreções, tecidos e órgãos, patológicos ou não, produtos de origem microbiana e alérgenos. Sobre os resíduos gerados por bioterápicos em uma farmácia de manipulação homeopática, assinale a alternativa correta:
Uma tintura de folhas de barbatimão foi preparada utilizando-se 250 g (gramas) de folhas frescas da planta e um solvente hidroalcóolico 70 % (por cento), cujo volume total utilizado foi de 750 mL (mililitros). Sabese que a densidade desse solvente é 0,87 g/L (grama/ litro) e o resíduo sólido da planta foi calculado em 30 % (por cento). Assinale a alternativa que apresenta a quantidade aproximada do filtrado dessa tintura de boldo, após o preparo:
Sobre a estocagem de medicamentos, assinale a alternativa incorreta:
Uma recomendação importante para a operação de tamisação é: no ato da mesma não se devem executar movimentos bruscos ou golpes violentos. Assinale a alternativa que apresenta outra recomendação importante que deve ser seguida durante o processo de tamisação:
O extrato é a preparação de consistência líquida, sólida ou intermediária, obtida a partir de material animal ou vegetal; de acordo com sua consistência é classificado em extrato fluído, extrato mole e extrato seco. Assinale a alternativa que apresenta o solvente que não deve ser utilizado para a obtenção de um extrato mole com aplicabilidade como insumo farmacêutico, devido ao seu teor de toxicidade:

A dissolução consiste em dividir uma substância até o estado molecular no interior de um líquido; esta resulta numa fase única homogênea, denominada solução. Sobre a dissolução considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. As substâncias ricas em grupamento hidrófilos dissolvem-se, sobretudo, em solventes polares, e as substâncias hidrófobas em solventes apolares.

II. Na maioria dos casos, a solubilidade de um sólido (ou de um líquido) em um líquido aumenta com a diminuição da temperatura.

III. Substâncias adicionadas a um solvente podem modificar a solubilidade de determinados produtos.

Estão corretas as afirmativas:

Para que se possa executar uma filtração são necessárias várias condições, dentre elas a existência de um septo filtrante. Sobre a filtração considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Um dos objetivos da filtração é a clarificação, ou seja, ela é utilizada para obtenção de filtrados límpidos e altamente clarificados.

II. Todos os líquidos preparados na farmácia por dissolução devem ser filtrados, retendo as impurezas em suspensão ou alguma substância que não foi totalmente dissolvida.

III. Papel, tecido, gaze, porcelana ou vidro podem ser exemplos de materiais utilizados como septos filtrantes.

Estão corretas as afirmativas:

As formas farmacêuticas classificam-se em formas farmacêuticas líquidas, sólidas e semi-sólidas. Assinale a alternativa que apresenta uma forma farmacêutica semi-sólida:
Uma solução extrativa resulta da dissolução parcial de uma droga vegetal, de composição heterogênea, num determinado solvente, querendo isto dizer que o solvente apenas dissolve alguns dos constituintes da droga, ficando a maior parte dessa por dissolver, a qual constitui o que se designa por resíduo. Para o preparo de uma solução extrativa deve ser utilizada a seguinte proporção: água : glicerina : etanol (2:1:1). Considerando-se que o peso total desses solventes deve corresponder a 750 g (grama), assinale a alternativa que apresenta corretamente as quantidades de cada um que deverão ser utilizadas, respectivamente:
O cetoprofeno é um fármaco anti-inflamatório não hormonal e analgésico, que pode ser utilizado na forma de gel, aplicando-se o mesmo sobre a área afetada duas a quatro vezes ao dia, massageando levemente ou a critério médico. No Formulário da Farmacopeia Brasileira (FB), 2ª. Ed. (2012), a formulação do gel de cetoprofeno é preconizada a 2,5 % (por cento). Das alternativas abaixo, assinale aquela que corresponde à quantidade de princípio ativo necessária para o preparo de 60 g (gramas) de gel, na concentração estabelecida pelo formulário da FB:
Qualquer substância sólida reduzida a pequenas partículas diz-se estar no estado de pó, que podem ser utilizados como excipientes. O carbonato de magnésio é um pó branco, insolúvel na água; absorve até seis vezes seu peso na água. Assinale a alternativa que é uma incompatibilidade química com o carbonato de magnésio:
O Sistema Internacional de Unidades (SI) é o sistema que padroniza as definições e as unidades que deverão ser utilizadas para cada grandeza. Sobre a unidade de massa base do SI, assinale a alternativa correta: