No que se refere a programação usando-se orientação a objetos, assinale a opção correta.
Questões de Concursos
filtre e encontre questões para seus estudos.
Acerca da conversão de bases e da aritmética computacional, assinale a opção correta.
Considerando-se o modelo relacional e a álgebra relacional, assinale a opção correta.
Julgue os seguintes itens, acerca das redes de computadores.
I A comutação de pacotes envolve três fases. Na primeira, é estabelecido o circuito entre as entidades envolvidas na comunicação. Na segunda, os dados são transferidos pela rede. Na terceira, ocorre a desconexão.
II Na comutação de pacotes, os dados são transmitidos em pacotes relativamente pequenos. Quando uma mensagem grande deve ser enviada, ela é dividida em pacotes e cada pacote conterá parte dos dados e informações de controle.
III Na transmissão assíncrona, os dados são transmitidos um caractere por vez. A sincronização entre o transmissor e o receptor é mantida durante a transmissão de cada caractere e pode ocorrer no início de cada caractere.
IV A codificação Manchester mantém constante a voltagem durante a transmissão de cada bit. Nessa técnica, uma transição no início de um bit identifica um bit 1 e a ausência de transição indica um bit 0.
V As fibras ópticas, se comparadas aos cabos de pares trançados de fios de cobre, apresentam menor atenuação e isolamento eletromagnético, reduzindo o espaçamento entre os repetidores.
Estão certos apenas os itens
No que se refere aos fundamentos de sistemas operacionais, julgue os próximos itens.
I Um sistema operacional pode ser responsável por uma variedade de atividades relacionadas à gerência dos processos. Entre essas responsabilidades, incluem-se a criação e a destruição dos processos.
II Os serviços de um sistema operacional podem ser providos por meio de chamadas ao sistema. Há computadores em que essas chamadas são realizadas usando-se instruções na linguagem assembly da máquina.
III Um sistema operacional pode prover mecanismos para comunicações entre processos por trocas de mensagens ou por memórias compartilhadas. Ambos exigem que as aplicações se sincronizem via semáforos.
IV Um sistema operacional pode ter uma estrutura embasada em microkernel. Um possível serviço de um microkernel é a comunicação entre processos, que pode ser via mecanismo de troca de mensagens.
V Para gerenciar o tempo de processamento disponível, um sistema operacional pode usar algoritmos de escalonamento do processador para decidir como alocar o tempo disponível de processamento.
A quantidade de itens certos é igual a
Com relação ao Rational Unified Process (RUP), julgue os seguintes itens.
I Um software pode passar por ciclos de evolução divididos em fases. Se nos ciclos de evolução não ocorrerem mudanças na arquitetura, as suas fases de elaboração tipicamente serão mais curtas do que essas fases no desenvolvimento.
II Na fase de elaboração, procura-se completar a análise, o projeto, o desenvolvimento e o teste das funcionalidades requisitadas; além de se desenvolver de forma iterativa e incremental o software até que possa ser entregue aos usuários.
III Na disciplina de implementação, define-se e refina-se a arquitetura do software. A definição identifica uma arquitetura candidata e o refino identifica incompatibilidades entre a arquitetura proposta e os requisitos.
IV Entre as práticas sugeridas pelo RUP, tem-se a construção de modelos e a adoção de uma linguagem de modelagem que possibilite a construção de diagramas para facilitar a descrição do sistema.
V Na disciplina de teste, entre os artefatos que podem ser produzidos, tem-se o plano de teste. O plano de teste pode definir os objetivos dos testes no escopo de uma iteração ou do projeto, os itens a serem testados e as abordagens dos testes.
Estão certos apenas os itens
Acerca dos modelos de desenvolvimento de software, assinale a opção correta.
Com relação aos padrões das tecnologias utilizadas na Internet, assinale a opção correta.
Considerando-se os princípios de engenharia de software, assinale a opção correta.
Julgue os seguintes itens, considerando os componentes de um computador.
I Há computadores em que os endereços das rotinas responsáveis por tratar as interrupções são armazenados em tabelas indexadas a partir de identificadores informados quando ocorrem as interrupções.
II Um sistema de memória pode ser organizado hierarquicamente. Nesse caso, a memória secundária é volátil e diretamente acessada pelo processador, enquanto a memória principal é composta por setores de discos.
III Uma unidade de disco pode ser conectada a um computador através de uma interface pela qual ocorrem as transferências dos dados. EIDE, ATA, SATA e SCSI são interfaces que podem ser usadas para isso.
IV Há computadores que podem executar programas no modo usuário ou no modo monitor. As instruções que podem ser executadas no modo usuário são instruções privilegiadas.
V Existem controladoras de dispositivos com memórias locais usadas como buffer. Em uma controladora de disco com memória local, o tamanho dessa memória pode ser um múltiplo do tamanho de um setor.
Estão certos apenas os itens
Acerca da organização e da arquitetura dos computadores, assinale a opção correta.
Acerca de extreme programming (XP), assinale a opção correta.
Com relação aos protocolos TCP/IP, assinale a opção correta.