Responda às questões 40 e 41, observando o texto a seguir:

"A utilização de qualquer medida antropométrica só se justifica quando os valores obtidos apresentarem satisfatória confiabilidade". (BRASIL. Ministério da Saúde/Saúde da Criança: Acompanhamento do crescimento e Desenvolvimento Infantil. 2002).

São consideradas medidas antropométricas:

Responda às questões 40 e 41, observando o texto a seguir:

"A utilização de qualquer medida antropométrica só se justifica quando os valores obtidos apresentarem satisfatória confiabilidade". (BRASIL. Ministério da Saúde/Saúde da Criança: Acompanhamento do crescimento e Desenvolvimento Infantil. 2002).

I. A medição do comprimento da criança de 0 a 23 meses é feita deitada sobre a mesa com o auxílio da fita métrica.

II. O perímetro cefálico de meninos (0 - 2 anos) é proporcionalmente diferente das meninas (0 – 2 anos) em centímetros.

III. O ganho de estatura é um bom parâmetro para a avaliação do crescimento da criança por ser cumulativo, progressivo e não sofrer regressões.

São CORRETAS as afirmativas:

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas à verificação de sinais vitais:

I. Evidências de hipotensão, taquicardia, dispnéia e hipertermia são verificados ao aferir os sinais vitais.

II. A temperatura axilar normal do recém-nascido é inferior a do adulto sadio.

III. O valor do pulso avaliado em P= 60 batimentos por minuto é considerado abaixo do valor de referência.

IV. A pressão sistólica é aferida no momento do aparecimento do primeiro som de Korotkoff.

São CORRETAS as afirmativas:

Passadas mais de duas décadas da epidemia do HIV/AIDS, observam-se mudanças no perfil da epidemia no Brasil, em resposta às medidas de prevenção e combate. São medidas de prevenção e combate do HIV/AIDS, EXCETO:

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e seu modo de transmissão é:

São atribuições da equipe das Unidades Básicas de Saúde para o controle da TUBERCULOSE:

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve conter:

I. As medidas preventivas e corretivas de controle de insetos e roedores.

II. O atendimento às orientações e regulamentações estaduais, municipais ou do Distrito Federal.

III. As ações referentes aos processos de prevenção de saúde do trabalhador.

IV. As ações a serem adotadas em situações de emergência e acidentes.

São CORRETAS as afirmativas:

Ao proceder a esterilização por autoclave, as seguintes considerações técnicas deverão ser observadas, EXCETO:

Entre os achados epidemiológicos do câncer de mama consta:

"As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. A hipertensão arterial afeta de 11 a 20% da população adulta" (MS, 2002).

A pressão arterial de um indivíduo adulto que NÃO está em uso de medicação antihipertensiva é considerada normal quando:

No Brasil, as doenças do aparelho cardiovascular são as principais responsáveis pela morte materna. É considerada atribuição do Auxiliar de Enfermagem na assistência à gestante em situação de ECLÂMPSIA, EXCETO:

São fatores que protegem a mulher do câncer de colo do útero, EXCETO:

Sobre o registro das anotações de enfermagem no prontuário do paciente, podemos afirmar:

A assistência em planejamento familiar com qualidade deve incluir, EXCETO:

Nonato da Consolação, 21 anos, caminhoneiro de profissão, recebeu uma prescrição médica para tratamento de sífilis primária, sendo prescrito Penicilina G Benzatina - 2,4 milhões UI, intramuscular em dose única.

A administração CORRETA da medicação prescrita é:

Considere o procedimento de curativo em feridas realizado pelo profissional de enfermagem ao analisar as seguintes afirmativas:

I. Os principais objetivos do curativo são prevenir as infecções e facilitar o processo de cicatrização.

II. O curativo em ferida limpa deve ser feito do local menos contaminado para o local mais contaminado.

III. O instrumental utilizado no procedimento de curativo não deve sofrer ação do calor durante o processo de esterilização.

IV. A limpeza da ferida consiste na lavagem com solução fisiológica, destinada a remover as sujidades e reduzir a população microbiana do local.

São CORRETAS as afirmativas:

Maria da Luz procura o Banco de Leite Humano do município de Betim/MG com queixa de dificuldade para amamentar o seu bebê e encontra o profissional de enfermagem prontamente para acolhê-la. São medidas que visam à promoção, ao correto manejo e à proteção do aleitamento materno, EXCETO:

Página 1