A técnica de restauração de uma cavidade de classe I simples, oclusal, como a face oclusal do segundo molar inferior, apresenta poucas dificuldades, pois não necessita de artifícios especiais, como o emprego de matrizes e porta-matrizes. É, portanto, um procedimento relativamente simples. Inicialmente, realiza-se o isolamento absoluto do campo operatório. Após a trituração, mecânica ou manual, o amálgama é colocado em um recipiente que facilite a sua preensão com o porta-amálgama; emprega-se normalmente um pote de Dappen. Em seguida, deve-se levar uma pequena porção do material no interior da cavidade. O instrumental indicado para esta etapa é denominado:
Durante a confecção da restauração em resina composta, antes da aplicação do agente adesivo propriamente dito, é necessário aplicar um primer na superfície dentinária. Sobre o primer, assinale a alternativa correta:
Em relação à finalização das restaurações em cimento ionômero de vidro, analise as afirmativas abaixo:
I - Imediatamente a presa do material, toda a superfície externa da restauração é coberta com uma substância protetora contra ar e umidade.
II - A substância protetora contra ar e umidade pode ser o verniz protetor ou esmalte incolor para unhas, aplicado com auxílio de um pincel.
Assinale a alternativa correta:
Em uma restauração classe III para resina composta com aspecto profundo, assinale a alternativa que preenche a sequência corretamente: “Após a proteção do complexo dentinopulpar, as superfícies do dente a serem restauradas (esmalte e dentina) são condicionadas com ___________________________.”
Em uma restauração classe III em resina composta no dente 12, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos materiais do sistema adesivo:
As resinas compostas — ou compósitos — têm sua estrutura formada por vários componentes. Há quatro componentes principais, são eles:
Em um preparo cavitário classe III, com acesso vestibular, no dente 12, para restauração em resina composta, assinale a alternativa verdadeira sobre as características da cavidade:
Sobre a manipulação do cimento ionomérico, analise as afirmativas abaixo:
I - Como sequência técnica para restauração com cimento ionomérico, deve-se aplicar previamente nas paredes cavitárias uma solução condicionadora (ácido fluorídrico) por 10 a 15 segundos, removendo-a a seguir com jatos de água.
II - A aglutinação deverá ser efetuada dentro do tempo estabelecido, segundo as instruções do fabricante, adicionando-se o pó ao líquido com auxílio da face da espátula número 36, de modo a aglutiná-los completamente. O importante é que a consistência final da mistura seja adequada e que a superfície tenha aspecto liso e brilhante.
III - Após a manipulação correta do cimento ionomérico, com o material com aspecto liso e fosco, com o auxílio de uma seringa e ponta aplicadora para ionômero de vidro o material restaurador é inserido contra os ângulos internos da cavidade.
É correto o que se afirma em:
Em um preparo cavitário classe I, oclusal, no primeiro molar inferior, para amálgama, assinale a alternativa correta:
Em um preparo cavitário classe I oclusal para restauração em amálgama do dente 25, o ângulo cavos superficial deve ser:
Um sistema adesivo autocondicionante de dois passos é composto por:
Dentre as etapas de hibridização do esmalte e dentina, em um sistema adesivo convencional de 3 passos, assinale a etapa que deve receber fotopolimerização:
Mesmo com mais de 160 anos de bom serviço prestado a Odontologia, a porcentagem do uso do amálgama decresceu nos últimos anos. Apesar da importância crescente da estética na Odontologia nos últimos anos, sobre o amálgama dentário, analise as afirmativas abaixo:
I - Os principais componentes da liga para amálgama são: a prata (Ag), que confere grande dureza ao material restaurador, promovendo resistência à compressão causada por esforços mastigatórios e boa resistência à corrosão; o estanho (Sn), que reduz a expansão de presa do amálgama durante sua cristalização; o cobre (Cu), que apresenta características semelhantes às da prata.
II - O mercúrio (Hg), ao qual a liga é misturada, deve estar presente em quantidade mínima o suficiente para tornar a massa plástica, pois ele promove aumento de expansão e toxicidade.
III - Quanto à composição, as ligas para amálgama podem ser classificadas em convencionais (que apresentam constituintes dentro dos limites propostos) e com alto teor de cobre (quantidade superior a 6%).
É correto o que se afirma em:
Em relação aos sistemas adesivos utilizados nas restaurações em resina composta, o condicionamento ácido no esmalte tem função de: