Questões de Concursos

selecione os filtros para encontrar suas questões de concursos e clique no botão abaixo para filtrar e resolver.

Publicidade
Sobre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), expressos na Lei n° 8.080/1990 3 Art. 5°, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos objetivos do SUS é identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. Um dos principais objetivos é estabelecer regras doutrinárias de âmbito municipal acerca da publicidade de medicamentos.
III. Os objetivos contemplam a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Está correto o que se afirma apenas em:
Um estudo liderado pelo Instituto Oswaldo Cruz e publicado na revista científica Parasites and Vectors revela informações importantes sobre um surto de febre amarela que ocorreu no Brasil entre 2017 e 2019. A epidemia atingiu várias regiões do país e, no Rio de Janeiro, por exemplo, resultou em 289 casos e 93 mortes. A febre amarela em áreas urbanas é transmitida principalmente por:
A leishmaniose é uma doença infecciosa grave e que pode ser prevenida. São métodos de prevenção da doença, EXCETO:
Recentemente, o paciente LS, 39 anos, foi diagnosticado com leishmaniose visceral, a forma mais grave da doença. Assinale a alternativa que apresenta a forma que LS contraiu a doença.
Com base na Lei nº 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, analise as afirmativas a seguir e, logo após, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( )A referida Lei tem como objetivo fundamental a criação de planos privados de saúde.
( )A Lei estabelece que a saúde é um direito fundamental do ser humano e que o Estado deve prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
( )A referida Lei define apenas as competências das Secretarias de Saúde dos Municípios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Nos termos da Lei n° 11.350/2006, são atividades típicas do Agente de Combate a Endemias (ACE), EXCETO:

Segundo o Ministério da Saúde, em 2022 houve aumento de 185% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2021. O Programa Nacional de Controle da Dengue baseia sua vigilância epidemiológica em quatro subcomponentes. Assinale a afirmativa que não corresponde a um deles.
Publicidade