Questões Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente

Uma criança de cinco anos de idade, desnutrida e com doença diarreica aguda de orig...

Responda: Uma criança de cinco anos de idade, desnutrida e com doença diarreica aguda de origem infecciosa apresentava quadro grave de desidratação, hipotonia e colapso circulatório ao ser atendida em um...


Q140678 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

Uma criança de cinco anos de idade, desnutrida e com doença diarreica aguda de origem infecciosa apresentava quadro grave de desidratação, hipotonia e colapso circulatório ao ser atendida em uma unidade de saúde. À avaliação física, o enchimento capilar foi classificado como muito prejudicado.

A partir do caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.

David Castilho
Por David Castilho em 07/01/2025 23:42:27🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

No caso clínico apresentado, a criança está com quadro grave de desidratação, hipotonia e colapso circulatório, sendo classificada com enchimento capilar muito prejudicado. Nesse contexto, a opção correta é a letra e).

A hidratação intravenosa rápida é indicada para casos graves de desidratação, como o descrito, onde a reposição de líquidos e eletrólitos deve ser feita de forma rápida e eficaz. Enquanto a hidratação intravenosa não pode ser instalada, a administração de solução de sais de reidratação oral por meio de sonda nasogástrica é uma alternativa para iniciar o tratamento da desidratação da criança.

É importante ressaltar que a avaliação do enchimento capilar é um dos parâmetros utilizados para avaliar a perfusão periférica e o estado de hidratação de um paciente, sendo um indicativo da circulação sanguínea. No caso apresentado, um enchimento capilar muito prejudicado indica uma situação grave que requer intervenção imediata para reverter o quadro de desidratação e colapso circulatório.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.