Questões Pedagogia Avaliação da aprendizagem

A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensina...

Responda: A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação ...


Q148368 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual

David Castilho
Por David Castilho em 01/01/2025 21:37:14🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A avaliação é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, não podendo ser analisada à parte do mesmo. Ela deve estar integrada ao processo de aprendizagem e de ensino, sendo uma ferramenta que auxilia tanto os professores quanto os alunos a identificar o que foi aprendido, o que precisa ser reforçado e quais os próximos passos a serem dados.

A avaliação formativa, por exemplo, é aquela que ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, permitindo ajustes e melhorias constantes. Já a avaliação somativa é aquela que ocorre ao final de um período, para verificar o que foi aprendido.

Portanto, a concepção apresentada na opção c) está incorreta, pois a avaliação não deve ser analisada à parte do processo de aprendizagem e de ensino.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.