Questões Português Crase

Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se _____ roer ...

Responda: Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se _____ roer as unhas.


Q2181 | Português, Crase

Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se _____ roer as unhas.
Ana Paula Felix Costa
Por Ana Paula Felix Costa em 09/04/2013 14:26:59
Do mesmo modo que não sou candidato "ao presidente", mas sim "a presidente", sendo "à" o feminino de "ao", não posso ser candidato "à rainha de beleza", mas sim "a (preposição sozinha) rainha de beleza". Também é válido pensar da seguinte forma: sou candidato "ao cargo de", "ao posto de" presidente, rainha, diretor... Essas expressões entre aspas estão implícitas quando digo que sou candidato a presidente ou a rainha de beleza. O artigo que existe é relacionado às palavras "posto", "cargo" e não a "presidente" ou "rainha". Assim, ele já está presente, mas oculto em meio a tais expressões implícitas.
A candidata foi "para a televisão" ou "a (preposição) a (artigo) televisão" = "à televisão". "Para" é preposição e muitas vezes tem exatamente o mesmo valor da preposição "a".
"Roer" é verbo e... Nem preciso dizer o resto, né?
Usuário
Por Adriano Pereira Rocha em 03/05/2011 21:32:47
Apesar de ter errado essa não sei por que motivo, o sinal indicador de crase não ocorrerá antes de "rainha" por que não ocorre o artigo a, mas sim e apenas a preposição "a", o que impossibilita a fusão - ou contração, como afirmam alguns - das duas classes gramaticais (artigo e preposição). Porém, é arriscado lançar uma questão dessas em provas e esperar que não haja recursos, pois pode-se levar a frase para o masculino utilizando "concorre ao título de rainha", ocorrendo artigo + preposição
Usuário
Por Fernandes Marinho Júnior em 16/04/2011 17:04:51
Parece-me mais correta a letra A e não E.
Usuário
Por Jurandi carlos em 12/07/2011 14:03:52
Quem pôs-se a roer as unhas? encontramos o sujeito: Aquela candidata a rainha de beleza. Núcleo do sujeito: Aquela candidata. Mas, candidata a quê? a rainha de beleza, que a meu ver, funcionaria como Complemento Nominal.
Thais Alves da Silva Cabral
Por Thais Alves da Silva Cabral em 03/04/2013 18:12:29
A letra A me parece mais adequada, uma vez que, sempre que pudermos substituir - no caso - rainha, por rei, e conseguir encaixar "AO", a versão feminina deverá ter crase.

Outra explicação: Quem se candidata, se candidata A alguma coisa, logo, juntamente com a palavra feminina rainha, estaria certo emprego da crase. Portanto, letra A.
Eder Elias
Por Eder Elias em 08/04/2013 17:18:30
A resposta certa é a letra A, pois quem se cadidata, se candidata A algo.
Usuário
Por Marinheiro em 12/05/2013 20:35:25
Acredito que o sujeito nunca pode ser preposicionado. Por este motivo o gabarito e letra E.
Usuário
Por claudson rocha etelvino em 26/06/2013 06:49:06
Não pode ser a E.
A mais correta seria letra A, porque quem é candidata é candidata À alguma coisa
Tamiris Damiao Machado
Por Tamiris Damiao Machado em 10/07/2013 03:49:30
acredito que a opção A seja a correta
Tamiris Damiao Machado
Por Tamiris Damiao Machado em 11/09/2013 00:58:13
impossível, a correta, na minha opinião é a opção A.
Gildete Soares
Por Gildete Soares em 07/10/2013 09:24:21
Letra A e a correta
Usuário
Por LEANDRO GOMES VALENTIM em 30/05/2014 16:10:57
Pessoal se passarmos o enunciado para o masculino teremos: AQUELE CANDIDATO A REI...
não caberia aqui CANDIDATO AO REI...

PORTANTO NESSE CASO HÁ APENAS A PREPOSIÇÃO!!! BLZ!
Usuário
Por Thiago Fernandes Fiaux em 17/06/2014 11:07:50
Interessante sua explicação Leo, mas ainda estou na dúvida dessa questão, marquei a letra (a) também, e ainda não consegue chegar a conclusão da letra correta. se (a) ou (e)
Usuário
Por Emilia Cristina em 18/06/2014 17:39:54
Concordo com Leo, Tfiaux. Tive o mesmo raciocínio e marquei a E.
Usuário
Por Antonio Geoge em 07/08/2014 15:43:24
Acho que foi uma pergunta maliciosa e teria muitos recursos, inclusive com embasamentos teóricos dizendo que a letra A seria também uma resposta correta.
Usuário
Por ALLAN ROGERIO ALVES DE LIMA em 08/09/2014 23:29:46
Marquei a letra: A . Onde foi que eu errei??
Usuário
Por Paula Nunes em 29/10/2014 16:25:03
Eu marquei a letra A também, estranho parece ser realmente a mais adequada, se for levar em consideração as regras gramaticais.
Daniele Cristina Castilho Santos
Por Daniele Cristina Castilho Santos em 11/12/2014 14:39:08
Errei, coloquei a letra "A", mas depois consultei uma professora de português e realmente foi muito maliciosa a questão mas a resposta correta é a letra "E". mas em alguns casos a letra "A" também seria considerada correta e dentro de um concurso haveria inúmeros recursos.
Usuário
Por SONAIRA PEREIRA DA SILVA em 12/12/2014 18:45:12
Também marquei "A" e continuo sem entender porque "E".
Usuário
Por NAIRANY PAULA BATISTA DE CARVALHO em 21/12/2014 20:18:54
Acho que é um caso de paralelismo sintático. Com foi utilizado o "de" ( preposição sozinha) então não poderia ser utilizado "à"( prep + artigo) e sim a preposição sozinha ( a)
Erinete Abrantes
Por Erinete Abrantes em 10/02/2015 21:53:06
marquei a letra A e me lasquei kkkkk
Usuário
Por Márcia Paixão Bispo em 08/03/2015 17:26:21
Concordo com Leo tbm,foi o raciocínio que utilizei para chegar a resposta correta.
Usuário
Por caio em 19/03/2015 11:05:05
poise também achei que fosse a letra A pois substitui , ao rei da beleza logo ocorre a crase em Á rainha da beleza :s que treta o.O
Usuário
Por Rosana Mattos em 25/03/2015 12:52:40
marquei a letra A tb....estranho nao?!
Usuário
Por Rosana Mattos em 25/03/2015 12:57:22
realmente eh letra E, nao se usa crase quando funcionam como sujeito
Usuário
Por semaias de araujo simoes em 04/04/2015 15:09:51
atrapalhou meu gabarito essa questao safada.
Gustavo Brum
Por Gustavo Brum em 08/04/2015 04:01:52
vocês tem que prestar mais atenção. É Letra E e está na cara...
Usuário
Por Roberio jesus santos em 10/04/2015 23:09:34
candidato a rainha
candidato a rei e não ao rei.
rainha é o sujeito da frase e não pode ser preposicionado.
sem duvida é a letrar `e´.
Foi o que disse o meu professor do cursingo
Usuário
Por Emerson Nunes da Silva em 13/04/2015 21:44:02
rainha é um pronome de tratamento e não aceita crase, apenas dona , senhora e senhorita aceitam crase.
Usuário
Por Vitor Oliveira Kulman em 02/05/2015 21:36:41
Marquei a A, : ( pelo menos eu sei que muita gente cometeu o mesmo vacilo.
Candidata nesse caso não esta nem como verbo ,não tem como fazer pergunta, não a crase antes de pronome de tratamento .E o jeito mais fácil de entender é realmente , ligando os pontos que O candidato a advogado da receita morre. O problema mesmo é que caberia recursos alegando ,por exemplo que O candidato ao cargo de advogado ... funcionária perfeitamente, acredito que o principal motivo mesmo é o fato da crase não ser permitida antes de pronome de tratamento, com apenas 2 exceções como Emerson citou acima.
Usuário
Por tania serrao em 28/05/2015 15:33:23
A RAINHA A REI E POSSIVEL O RECURSO DE TROCA DE GENEROS SO E VALIDO QUANDO O A NAO FOR POSSIVEL SO O AO O QUE NAO OCORRE...RAINHA PRON. DE TRATAMENTO? NAO SERIA VOSSA MAJESTADE???
Usuário
Por André Luis Siqueira Campos em 09/06/2015 23:40:45
Léo,segundo o vídeo que aprendi,se trocarmos a palavra por masculino e ficar (ao ou a) se faz um segundo teste,nesse segundo teste se escreve: eu gosto da (usa-se a palavra,no caso rainha)

Por isso eu coloquei a letra (A).

Coloque no youtube o título:Crase fácil e descomplicada,nele o professor explica melhor.
Usuário
Por Pollyanne Rodrigues Lopes em 11/06/2015 19:50:41
Galera, atenção!!! Já foi mencionado em vários comentários, mas para reforçar: Não se diz "Aquele candidato ao rei..." mas sim "Aquele candidato a rei" a crase é resultado da fusão do A artigo com o A preposição, nesse caso só temos um A preposição, portanto sem crase. Espero ter ajudado. Bons Estudos!!!
Usuário
Por NIVEA ROCHA DA SILVA em 12/06/2015 10:54:26
Haveria sim vários recursos se fosse o caso de um concurso... Veja: "Aquele candidato AO trono" Se trocarmos por essa frase, caberia SIM o acento da crase. Pode ser tanto a letra E quanto a letra A.
Antonio pereira de sousa junior
Por Antonio pereira de sousa junior em 01/07/2015 16:13:00
candidato a rei. não há crase.
Usuário
Por KILSON ARRUDA em 06/07/2015 16:01:42
Pessoal, a rainha e à rainha precisam ser diferenciados para saber quem realiza a ação; ambiguidade. Questão altamente maldosa, nem sempre a regra do (a e ao) pode ser usada sem uma analise minuciosa. Lembrem-se quem faz as questões são os mesmos que nos ensinam em cursinhos, ou seja, sabem como pensamos.
Usuário
Por Sabrina Biffi Trindade em 27/07/2015 21:58:44
A letra A esta incorreta pois "a" não pode leva crase pois "rainha" é um nome de tratamento.
Usuário
Por Eliana de Aquino Oliveira Lima em 07/08/2015 11:48:22
Quem se candidata, candidata-se a algo ou a alguma coisa, logo, preposicionado.
Usuário
Por cristiano carvalho dos santos em 24/08/2015 15:29:21
Pessoal! Resposta certa é A! Sem dúvidas!
Se for sem crase significaria que ela já é rainha! hahaha
Ela é candidata, então é com crase!

Rainha é preposicionada ou mudo meus conceitos hahaha

Usuário
Por Valéria Amud em 28/08/2015 13:40:12
Com crase!Letra A é a resposta certa!
"a rainha de beleza" sem crase nos remete a um aposto:
"Aquela candidata,a rainha de beleza", e não "aquela candidata (AO posto de )rainha de beleza"
Usuário
Por Moises Monteiro em 28/08/2015 18:39:58
Acho que a banca, nesse caso, cometeu um erro porque quem se candidata se candidata a alguma coisa, e se colocássemos essa frase no masculino ficaria "candidato ao rei da beleza" e NÃO
"Aquele candidato o rei da beleza".
Por essa eu não gabaritei, sacanagem..
Usuário
Por Alan do Nascimento Costa em 29/08/2015 12:20:31
Ao substituir "Aquela candidata a rainha de beleza" por "Aquele candidato ao rei da beleza" nos remete a utilizar a crase nessa proposição.Portanto a questão correta seria a alternativa A.
Usuário
Por Debora Cristina em 13/09/2015 07:00:38
A dúvida com relação a 1° frase ," a candidata a rainha" claro que nao tem crase, quem é candidata é candidata e pronto então não exige preposição sempre devemos olhar o termo anterior e posterior o termo anterior deve exigir preposição e o termo posterior deve aceitar o artigo.
Usuário
Por Ricardo Moura em 16/09/2015 00:34:46
então pessoal, nos pronomes de tratamento, só é aceitável em, À senhora, À senhorita, e À madame, todos os demais pronomes de tratamento não aceita a crase. por isso uma boa galera errou, por que simplesmente trocaram a rainha por ao rei. e esta errado.
Usuário
Por kasusclay amorim de mlo em 20/09/2015 15:51:02
Confesso que também coloquei o item "A", mas analisando com mais calma, constatei que não verbo na primeira sentença " Aquela candidata a rainha de beleza", podemos usar o chamado paralelismo sintático. Vejam: "a" rainha "de" beleza, foi fosse "a" rainha "da" beleza, assim poderia haver crase.
Usuário
Por Fernando V M Pereira em 22/09/2015 10:00:50
Antes de verbos, não se usa crase, portanto, letra E
Usuário
Por Paulo Victor Araújo da Silva em 09/10/2015 17:47:46
Eu vou é levantar um recurso para essa questão 7), contra esse simulado. Pois faz mais sentido ser a a) do que ser a e).
marcio paixao
Por marcio paixao em 13/10/2015 16:33:44
ERREI ESSA, MAS SEGUE UM RACIOCÍNIO SIMPLES...
CANDIDATA A RAINHA
CANDIDATO A REI
REALMENTE NÃO TEM CRASE!
LETRA (E) GABARITO CORRETO
Usuário
Por cristiano frança em 25/10/2015 02:05:37
letra "A" e não "E". acertar ai.
obrigado
Usuário
Por cristiano frança em 25/10/2015 02:08:07
acabei de "matar" a questão. Realmente é "E".
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.