Questões História do Brasil Brasil Império

Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que

Responda: Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que


Q240447 | História do Brasil, Brasil Império, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é INCORRETO afirmar que

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 10/01/2025 10:18:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então Capitania de Pernambuco, no contexto das lutas pela independência do Brasil. Sobre a afirmativa incorreta:

b) O movimento não se inspirou na luta pela implantação de ideais democráticos no Estado Polonês, nem se solidificou com a carta constitucional polonesa conhecida como "A Polaca". Na verdade, a Revolução Pernambucana teve como inspiração os ideais iluministas e as revoluções liberais que ocorriam na Europa e na América, como a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos.

As demais afirmativas estão corretas:

a) Os diversos grupos sociais envolvidos na revolta tinham como consenso o objetivo de proclamar a república, buscando a autonomia política em relação a Portugal.

c) Os rebeldes, ao tomarem o poder em Pernambuco, de fato construíram um governo provisório que implementou medidas como a extinção de alguns impostos, a elaboração de uma constituição, a garantia da liberdade religiosa e de imprensa, e a igualdade para todos, com exceção dos escravos.

d) Apesar de ter fracassado, a Revolução Pernambucana foi um dos movimentos mais importantes no contexto das lutas pela independência do Brasil, por ter ultrapassado a fase de conspiração e os revoltosos terem temporariamente assumido o poder.

e) Tropas reais enviadas por mar e terra conseguiram reprimir o movimento, ocupando a capital de Pernambuco e executando sumariamente os principais líderes da revolta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.