
Por Marcos de Castro em 11/01/2025 17:59:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
Ao planejar uma atividade em que os alunos seriam desafiados a operar a adição em um jogo sem o recurso de objetos, a professora está seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem. Levando em consideração a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Vygotsky defende que o aprendizado ocorre quando os alunos são desafiados a realizar atividades que estão um pouco além de seu conhecimento atual, mas que podem ser alcançadas com a ajuda de um mediador, que no caso é a professora.
Portanto, ao estimular o conhecimento potencial dos alunos, a professora está agindo adequadamente, proporcionando um ambiente de aprendizagem que os desafia a avançar em seus conhecimentos, sem, no entanto, deixá-los desamparados.
Ao planejar uma atividade em que os alunos seriam desafiados a operar a adição em um jogo sem o recurso de objetos, a professora está seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem. Levando em consideração a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Vygotsky defende que o aprendizado ocorre quando os alunos são desafiados a realizar atividades que estão um pouco além de seu conhecimento atual, mas que podem ser alcançadas com a ajuda de um mediador, que no caso é a professora.
Portanto, ao estimular o conhecimento potencial dos alunos, a professora está agindo adequadamente, proporcionando um ambiente de aprendizagem que os desafia a avançar em seus conhecimentos, sem, no entanto, deixá-los desamparados.