Questões Artes Arte Educação

"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educ...

Responda: "Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversida...


Q351716 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversidade cultural é um objetivo e, provavelmente, uma utopia, que colocará a educação em movimento constante, porque nem identidade nem os elementos do meio ambiente cultural são fixos."... "Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reivindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática. Procurar igualdade, sem considerar as diferenças, é obter uma pasteurização homogeneizante."

(Ana Mae, 1998)

Considerando a citação acima, analise os itens abaixo:

I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.

II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.

III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.

IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".

Assinale a alternativa INCORRETA.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 03/01/2025 06:58:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c) I e IV são as únicas incorretas.

Com base na citação de Ana Mae, podemos analisar cada item:

I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.
- Esta assertiva está correta, pois reflete a ideia de que as divisões de classe social podem influenciar na percepção do que é considerado arte ou artesanato.

II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.
- Esta assertiva está correta, pois os museus de arte do Terceiro Mundo têm um papel importante na promoção da diversidade cultural e na quebra de divisões de classes na produção artística.

III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.
- Esta assertiva está correta, pois ressalta a importância de os estudos e pesquisas sobre multiculturalismo serem feitos levando em consideração as especificidades e necessidades de cada sociedade.

IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".
- Esta assertiva está incorreta, pois vai contra o princípio de respeito à diversidade cultural e à promoção do multiculturalismo.

Portanto, a alternativa correta é a letra c) I e IV são as únicas incorretas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.