Questões Enfermagem Biossegurança

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC n.º 153, de 14 de ...

Responda: A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC n.º 153, de 14 de junho de 2004, determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo coleta, processa...


Q360060 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC n.º 153, de 14 de junho de 2004, determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo coleta, processamento, teste, armazenamento, transporte, controle de qualidade e uso humano de sangue e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta ou da medula óssea. Com base no que determina a referida resolução, julgue os itens a seguir. O intervalo mínimo entre duas plasmaféreses em um doador é de 48 horas, podendo uma pessoa doar, no máximo, 4 vezes em um período de 2 meses. Depois da quarta doação efetuada em menos de 60 dias, terá que haver um intervalo de 2 meses até a doação subsequente.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 15/01/2025 00:29:13🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A Resolução da ANVISA RDC n.º 153/2004 estabelece, de fato, que o intervalo mínimo entre duas plasmaféreses em um doador é de 48 horas. Além disso, determina que uma pessoa pode doar, no máximo, 4 vezes em um período de 2 meses. Após a quarta doação efetuada em menos de 60 dias, é necessário um intervalo de 2 meses até a próxima doação, conforme mencionado na questão.

Essas medidas são importantes para garantir a segurança do doador e a qualidade do sangue coletado, evitando possíveis complicações devido à frequência excessiva de doações.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.