
Por David Castilho em 30/12/2024 20:59:08🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
As duas perspectivas teóricas mencionadas no enunciado podem ser definidas, respectivamente, como tradicionais e críticas.
- A perspectiva tradicional considera as questões curriculares de forma técnica, focando mais nos conteúdos a serem ensinados, sem uma reflexão mais profunda sobre as implicações sociais, políticas e culturais dessas escolhas.
- Já a perspectiva crítica entende que as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas do que será ensinado refletem e reforçam determinadas visões de mundo, influenciando a formação dos estudantes e reproduzindo ou questionando estruturas de dominação e desigualdade presentes na sociedade.
Essas diferentes abordagens teóricas são fundamentais para compreendermos a complexidade do currículo escolar e suas relações com a sociedade e a cultura.
As duas perspectivas teóricas mencionadas no enunciado podem ser definidas, respectivamente, como tradicionais e críticas.
- A perspectiva tradicional considera as questões curriculares de forma técnica, focando mais nos conteúdos a serem ensinados, sem uma reflexão mais profunda sobre as implicações sociais, políticas e culturais dessas escolhas.
- Já a perspectiva crítica entende que as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas do que será ensinado refletem e reforçam determinadas visões de mundo, influenciando a formação dos estudantes e reproduzindo ou questionando estruturas de dominação e desigualdade presentes na sociedade.
Essas diferentes abordagens teóricas são fundamentais para compreendermos a complexidade do currículo escolar e suas relações com a sociedade e a cultura.