O Código de Ética Profissional do Psicólogo foi aprovado na Resolução CFP nº 010/05, em 21 de julho de 2005. “... O Código de Ética Profissional do Psicólogo procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca de sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.” Em relação aos princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( )O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
( )É dever e compete ao psicólogo, visar a saúde e a qualidade de vida de qualquer classe social, eliminando as negligências e as discriminações existentes.
( )O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a psicologia esteja sendo aviltada.
( )Assumir responsabilidades profissionais, com base em um trabalho que respeite a dignidade e a liberdade do indivíduo, não necessitará frequentemente embasar-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
( )O psicólogo não deverá considerar as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica, e em consonância com os demais princípios deste Código.
A sequência está correta em
a) V, F, V, F, F
b) V, F, V, V, V
c) F, F, V, F, F
d) V, F, V, F, V
e) F, V, F, F, F