Questões Marketing Comportamento do Consumidor

O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de c...

Responda: O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnolog...


O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 03/01/2025 13:25:47🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O texto aborda as mudanças provocadas pelo uso de tecnologias da informação e processos de comunicação no marketing digital. Vamos analisar cada item:

I) Correto. O perfil do consumidor mudou com o advento do marketing digital, passando a se engajar em causas sociais e ambientais, o que é chamado de consumo sustentável. Isso requer ações de inovação como instrumento de marketing.

II) Correto. A forma de compra foi impactada com a oferta nas lojas virtuais pela internet, que trabalham com estratégias promocionais constantes.

III) Correto. O perfil do consumidor também passou a ter um maior poder devido à conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado através das mídias sociais.

IV) Incorreto. Os planos de marketing e as pesquisas de mercado continuam sendo instrumentos essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing, não se tornando sem efeito.

Portanto, os itens corretos são I, II e III, conforme a alternativa b).