Questões Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD Acessibilidade

À luz da referida narrativa e do disposto na Lei nº 13.146/2015, o órgão de execução co...

Responda: À luz da referida narrativa e do disposto na Lei nº 13.146/2015, o órgão de execução concluiu que o oferecimento de mecanismos da referida espécie:


Q703465 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade, Analista do Ministério Público Processual, MPE RJ, FGV

Texto associado.
O Município Alfa, apesar dos constantes apelos formulados pela Associação das Pessoas com Deficiência, não vinha oferecendo, nas escolas públicas, mecanismos de tecnologia assistiva aos alunos com deficiência. Com o objetivo de obter uma solução para o problema, a referida Associação procurou a Promotoria de Justiça de tutela coletiva da Comarca e solicitou a adoção das medidas adequadas.
À luz da referida narrativa e do disposto na Lei nº 13.146/2015, o órgão de execução concluiu que o oferecimento de mecanismos da referida espécie:
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 17/01/2025 07:34:14🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O oferecimento de mecanismos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência nas escolas públicas é obrigatório e tem como objetivo promover a igualdade das pessoas com deficiência. A ausência de oferta desses mecanismos, conforme narrado no caso, justifica a atuação do Ministério Público.

Essa obrigação está prevista na Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a qual estabelece diretrizes para assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência.

Portanto, o Ministério Público tem legitimidade para atuar nesse caso, visando garantir que o Município Alfa cumpra com suas obrigações legais de oferecer tecnologia assistiva para os alunos com deficiência, promovendo assim a igualdade de oportunidades educacionais.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.