Questões Psicologia Psicologia da Educação

Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou reali...

Responda: Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos qu...


Q834927 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos que esses processos podem ser fornecidos a partir de um ponto de vista duplo: o primeiro, a partir da perspectiva do observador externo, ou seja, levando em consideração os indícios desses processos intelectuais que se manifestam na conduta; o segundo, a partir da perspectiva do próprio indivíduo que realiza a tarefa, já que é capaz de observar seus próprios processos ou de refletir sobre eles.


(COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva. Artes Médica. Porto Alegre. 1995. Cap. 15. p.214.)

O segundo tipo registrado no enunciado recebe o nome de:

Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 16/01/2025 19:20:30🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

No trecho apresentado, o segundo tipo de perspectiva, que se refere à capacidade do próprio indivíduo de observar seus próprios processos ou refletir sobre eles, é chamado de Meta-cognição.

A meta-cognição envolve a capacidade de monitorar e controlar os processos cognitivos, ou seja, de refletir sobre o próprio pensamento, compreender como se aprende e como se resolve problemas. É uma habilidade importante no processo de aprendizagem, pois permite ao indivíduo desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com diferentes situações de aprendizagem.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.