Questões Turismo Conceitos Básicos de Turismo

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, sejam produtoras de b...

Responda: Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, sejam produtoras de bens ou serviços, que compartilham um território em comum e têm alguma especialização produtiva. Articulam, coo...


Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, sejam produtoras de bens ou serviços, que compartilham um território em comum e têm alguma especialização produtiva. Articulam, cooperam e aprendem entre si e com atores locais, como o governo, associações empresariais e instituições diversas. Sobre APLs em turismo, pode-se afirmar que:

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 15/12/2024 20:52:09🎓 Equipe Gabarite
Gabarito> Alternativa D
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação. Com produtos semelhantes, participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados. Uma APL é a prioridade definida por uma região para o seu desenvolvimento econômico.
Fonte: Serviços e Informações do Brasil - gov.br

A lógica de apoio aos APLs parte do pressuposto de que diferentes atores locais (empresários individuais, sindicatos, associações, entidades de capacitação, de educação, de crédito, de tecnologia, agências de desenvolvimento, entre outras) podem mobilizar-se e, de forma coordenada, identificar suas demandas coletivas por iniciativa própria ou por indução de entidades envolvidas com o segmento.
Fonte: Inmetro.gov

No contexto dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) a motivação das viagens de lazer, negócios ou cultura é um fator central que orienta as atividades e as especializações das empresas dentro de um determinado destino. As empresas do APL se articulam para atender a essa demanda específica e, muitas vezes, essas empresas desenvolvem serviços ou produtos que estão diretamente ligados às motivações dos turistas que visitem a região.