Os indicadores são uma medida, uma expressão quantitativa que representa uma situação complexa da realidade, apresentada
na forma de médias, índices, proporções, distribuições. Um indicador está sempre empiricamente referido, indicando mudanças
desejadas (metas de planejamento) ou alterações que estão se processando na realidade, em diferentes regiões, grupos,
períodos de tempo. As avaliações de larga escala, como o SAEB e a Prova Brasil, são aplicadas para estabelecer indicadores para
a educação.
(Koetz; Werle; Martins, 2015, p. 108.)
Quanto ao uso de indicadores na escola, é INCORRETO afirmar que:
a) As jornadas pedagógicas, no início de cada semestre ou ano letivo, podem ser um importante espaço para se apresentar os
índices e as taxas e agregar a eles dados do contexto específico da instituição.
b) Revisitar os resultados da escola, no coletivo, provoca questionamentos e reflexões acerca dos processos de avaliação, das
relações intraescolares, das práticas pedagógicas, dos níveis de exigência e das ações didáticas.
c) Discutir os indicadores da escola encaminha para uma revisão dos procedimentos de avaliação, que é um espelho da
aprendizagem no contexto escolar; sabemos que essa ação é a única responsável pela qualidade da educação.
d) Diante dos resultados da escola, os professores devem refletir sobre si, sobre o perfil dos seus alunos, bem como refletir
sobre o currículo, as estratégias didáticas, o contexto da escola e também sobre o Projeto Político-Pedagógico.