“O quadriênio de Rodrigues Alves, responsável pelo famoso Bota-abaixo, foi considerado um sucesso. O quinto presidente do Brasil, eleito em 1902 com apoio das elites de São Paulo, cuja capital reurbanizara.” (Del Priore, Mary. Histórias da Gente Brasileira. Volume 3. República (Memórias 1989-1950. Rio de Janeiro. Le Ya. 2017. p. 33).
Quanto à política de saneamento, é CORRETO afirmar que:
a) o sanitarista Oswaldo Cruz, um dos líderes dessa política, agiu com métodos ditatoriais, criou um esquadrão que caçava ratos, criou a polícia de focos para combater o mosquito vetor das doenças e apresentou a lei que obrigava à vacina contra a varíola.
b) tendo acertado as medidas de combate às epidemias nos grandes portos de Santos e do Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz teve apoio irrestrito da população.
c) durante os tumultos que ocorreram em novembro de 1904, ficou evidente que o levante ocorreu exclusivamente devido à Revolta da Vacina.
d) insatisfeitos com a política do governo Rodrigues Alves, a Escola Militar da Praia Vermelha uniu-se aos revoltosos da vacina com o principal objetivo de restaurar a monarquia no Brasil.
e) as brigadas sanitárias só não tiveram mais êxito no combate às epidemias, porque muitos populares não permitiam que eles entrassem nas residências para vacinar e como não queriam impor, os brigadeiros voltavam sem cumprir o objetivo da visita.