Os métodos de ensino escolhidos pelo professor
devem considerar os conhecimentos prévios dos
alunos, reconhecendo que o processo de
aprendizagem é mais eficaz quando os novos
conhecimentos se ancoram nas experiências prévias
dos estudantes. Isso porque a aprendizagem
significativa pressupõe uma estrutura cognitiva já
existente na qual o novo conhecimento possa se
apoiar. É fundamental que o professor esteja ciente
dessa premissa, pois caso os alunos não possuam
esse conhecimento prévio, cabe ao educador
estabelecer a conexão entre os conhecimentos
universais e as experiências concretas dos alunos,
proporcionando continuidade ao processo de
aprendizagem.
Por essa razão, o professor deve utilizar estratégias
pedagógicas que proporcionem aos alunos o acesso
aos conhecimentos de forma significativa, promovendo participação ativa no processo de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento de competências
essenciais para a formação integral. SAVIANI, D. Teorias Pedagógicas contra hegemônicas no Brasil .
Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE. Campus de
Foz do Iguaçu. v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008 (adaptado). Com base nas informações do texto, avalie as afirmativas indicadas a seguir.
I. Os métodos de ensino eficazes são aqueles que levam em consideração os conhecimentos prévios dos
alunos, pois a aprendizagem é mais eficaz quando os
novos conhecimentos estão ancorados nas experiências prévias dos estudantes.
II. A aprendizagem significativa requer uma estrutura
cognitiva prévia na qual o novo conhecimento possa
se apoiar, o que enfatiza a importância de os professores considerarem os conhecimentos prévios dos
alunos ao escolherem seus métodos de ensino.
III. É papel do professor estabelecer conexões entre os
conhecimentos universais e as experiências concretas dos alunos, garantindo assim a continuidade do
processo de aprendizagem e promovendo a significância dos novos conhecimentos.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I, II, III.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.