Simulado: Eletrônica Analógica e Digital - Engenharia de Telecomunicações - CESPE

Prepare-se com cadernos de questões focados na sua aprovação.

Performance Global
75%Média Geral
Fácil
Dificuldade
0
Distribuição
1
Ótimo0
Bom1
Regular0
Ruim0
Banca
CESPE CEBRASPE
Nível
Ensino Superior
Questões
12 itens
1
Questão

A optoeletrônica é a tecnologia que combina a óptica à eletrônica, sendo um campo do conhecimento que inclui vários dispositivos cujo funcionamento fundamenta-se na ação de uma junção pn. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens seguintes.

Os LEDs são diodos que, estando diretamente polarizados, irradiam energia em forma de luz, podendo irradiar luzes de várias cores ou infravermelha.

2
Questão

Em um sistema de energia elétrica em alta-tensão, há equipamentos que são projetados para desempenhar finalidades específicas. Entre aqueles utilizados para a redução da amplitude de grandezas que alimentam instrumentos de medição, incluem-se o

controlador lógico programável.

3
Questão

Julgue os itens a seguir, relativos a transformadores.

Um transformador de corrente (TC) é um tipo especial de transformador utilizado na proteção de sistemas elétricos, em situações em que a corrente a ser monitorada é superior à capacidade do dispositivo de proteção. Apesar disso, o TC não é adequado para uso na medição, situação em que ele é substituído pelo transformador de potencial.

4
Questão
5
Questão

Considere duas cargas trifásicas equilibradas ligadas em paralelo em uma rede elétrica trifásica, equilibrada e simétrica, a três condutores. Uma das cargas está ligada em triângulo e a outra em estrela. Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.

Caso necessário, o fator de potência da instalação formada pelas duas cargas pode ser melhorado inserindo-se um banco de capacitores trifásicos em paralelo com as cargas.

6
Questão

Julgue os itens a seguir, relativos a transformadores.

Grande parte dos transformadores monofásicos de dois enrolamentos possui o núcleo magnético constituído por material ferromagnético de alta permeabilidade magnética e com um pequeno entreferro, que tem por finalidade evitar a saturação do núcleo do transformador.

7
Questão

A respeito de circuitos em corrente alternada trifásicos, regime senoidal, julgue os itens a seguir.

Se cada fase de uma carga trifásica for representada por uma impedância idêntica e a fonte de alimentação trifásica de suprimento for equilibrada, qualquer que seja o tipo de ligação da carga (triângulo ou estrela), a potência aparente trifásica fornecida à carga pode ser calculada a partir da corrente de linha e da tensão de linha na carga.

8
Questão

Considere duas cargas trifásicas equilibradas ligadas em paralelo em uma rede elétrica trifásica, equilibrada e simétrica, a três condutores. Uma das cargas está ligada em triângulo e a outra em estrela. Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.

A intensidade da corrente que flui da rede de energia elétrica para as duas cargas é sempre igual à soma algébrica das intensidades das correntes de fase de cada carga individualmente.
9
Questão
10
Questão
11
Questão

Considere que uma carga trifásica equilibrada seja alimentada em baixa tensão por uma rede elétrica trifásica, cuja tensão é equilibrada e simétrica. Com relação à medição da potência ativa dessa carga, julgue o item subseqüente.

Na situação descrita, para medir a potência ativa absorvida pela carga é necessária a utilização de três wattímetros.

12
Questão

Julgue os itens a seguir, relativos a transformadores.

Uma diferença entre um transformador de dois enrolamentos e um autotransformador é o fato de que, naquele, o enrolamento primário está eletricamente isolado do enrolamento secundário, enquanto, no autotransformador, não há essa isolação.

Imprimir Questões