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Teste de Legislação da Aviação – Lei 7565/86 para Técnico ANAC

Simulado com questões de prova: Teste de Legislação da Aviação – Lei 7565/86 para Técnico ANAC. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

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1Q810592 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 97 a 102.

Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior.

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2Q811604 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.

Se o PMZC for ultrapassado, ocorrerão esforços excessivos na fuselagem da aeronave.

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3Q812256 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

O coeficiente de sustentação, índice que mede a habilidade do aerofólio em produzir força de sustentação, depende exclusivamente do ângulo de ataque.

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4Q812654 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O planejamento de voo inclui a determinação de um conjunto de procedimentos e de ações visando à realização de uma viagem sem contratempos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Antes de realizar um voo, deve-se verificar se o avião possui combustível de contingência, que consiste na quantidade de combustível necessária para se realizar um voo cuja duração seja igual a 10% do tempo de voo entre o aeroporto de destino e o de alternativa.

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5Q813110 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados, bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador, concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens seguintes.

Um mecânico com licença do Comando da Aeronáutica pode executar a manutenção de aeronaves de aeroclubes que não disponham de oficina homologada, até o limite de 100 horas, bem como de aeronaves privadas a serviço de entidades da administração indireta federal, estadual ou municipal.

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6Q813703 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados, bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador, concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens seguintes.

Um aeronauta pode ser multado por qualquer um dos seguintes motivos: retirar-se de aeronave deixando-a com o motor ligado e sem tripulante a bordo, operar aeronave fora da fraseologia-padrão nas comunicações e ministrar instruções de voo sem estar habilitado.

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7Q814777 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados, bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador, concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens seguintes.

A juízo da autoridade aeronáutica, e somente em caso de falta de tripulantes brasileiros, é permitida a contratação provisória de instrutores estrangeiros como tripulantes, por um período de até seis meses.

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8Q815080 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da infraestrutura de aeródromo, julgue os itens a seguir.

Os aeródromos são classificados em civis e militares, destinando-se os da categoria civil, subclassificados em aeródromos públicos, de instrução e privados, ao uso de aeronaves civis.

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9Q815462 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da infraestrutura de aeródromo, julgue os itens a seguir.

O sistema aeroportuário brasileiro é constituído pelo conjunto de aeródromos brasileiros, com todas as pistas de pouso, pistas de táxi, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de carga aérea, terminal de passageiros e as respectivas facilidades.

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10Q816861 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir, relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego aéreo.

Os serviços de tráfego aéreo são prestados em todo o espaço aéreo que se superpõe ao território nacional, incluídos o espaço aéreo que tenha sido objeto de acordo regional de navegação aérea e as águas territoriais e jurisdicionais.

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11Q816991 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura e classificação do espaço aéreo, julgue os itens a seguir.

Considere que o piloto de uma aeronave tenha apresentado o seu plano de voo com o FL 200 e que, uma hora após a decolagem, tenha solicitado autorização para ascender para o FL 245, com a finalidade de evitar formações meteorológicas. Nesse caso, de acordo com a estruturação do espaço aéreo, a solicitação feita refere-se à saída do espaço aéreo inferior para o espaço aéreo superior.

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12Q817086 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.

O local adequado para apresentação do plano de voo é a sala de Serviço de Informação Aeronáutica, onde estão disponíveis as informações atualizadas relativas a aeródromos e rotas. Em situações especiais, porém, o plano de voo poderá ser apresentado por telefone diretamente aos órgãos de controle de tráfego aéreo, antes da decolagem.

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13Q817099 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 97 a 102.

O emprego do flap durante a decolagem diminuirá as velocidades de rotação e de lift off e de decolagem.

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14Q817412 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 97 a 102.

Entre os vários aspectos que devem ser considerados durante a subida de uma aeronave, o mais importante é a segurança, seguido das considerações econômicas.

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15Q818405 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 97 a 102.

Quando a aeronave atinge o 2.º segmento de decolagem, recolhe-se o flap e, mantendo-se um gradiente positivo, aumenta-se a velocidade para, aproximadamente, 1,25 Vs.

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16Q818560 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca das comunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

O serviço de telecomunicações aeronáuticas pode ser operado diretamente pelo comando da aeronáutica, ou, mediante autorização, por entidade especializada da administração federal indireta, vinculada àquele comando, ou por pessoas jurídicas ou físicas dedicadas às atividades aéreas, em relação às estações privadas de telecomunicações aeronáuticas.

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17Q818619 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 85 a 89.

É possível empregar o improved climb performance para aumentar o peso de decolagem, desde que o peso máximo de performance seja limitado pela pista.

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18Q818627 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca das comunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Nos casos em que as radiodifusões sejam realizadas por período predeterminado, cada estação deverá encerrar a transmissão somente após ter completado a transmissão de todo o texto.

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19Q818698 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

As superfícies aerodinâmicas são projetadas para produzir forças aerodinâmicas úteis ao voo, quando estas interagem com o ar em movimento.

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20Q819722 | Legislação Federal, Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir, relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego aéreo.

Para obtenção de separação vertical em rota, é necessário que as aeronaves ajustem seus altímetros para 1015 hPa informado pelo centro de controle de área, responsável pela área controlada utilizada pela aeronave, e voem nos níveis de voo a elas destinados.

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