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Legislação Federal e Portuária - CEARÁPORTOS - Assistente Logístico

Simulado com questões de prova: Legislação Federal e Portuária - CEARÁPORTOS - Assistente Logístico. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

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1Q808398 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes à terminologia geral da área portuária e à logística de transporte.

As obras externas são utilizadas para dar abrigo às instalações portuárias. Os molhes de abrigo são obras que têm as duas extremidades ligadas em terra.

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2Q808420 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Quanto ao transporte marítimo internacional de cargas, julgue os itens que se seguem.

Minério de ferro e grãos constituem os granéis secos mais transportados transoceanicamente.

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3Q808909 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Cargas Perigosas são aquelas que podem apresentar riscos à tripulação, ao navio, às instalações portuárias ou ao ambiente aquático. Essas mercadorias, de acordo com a sua natureza, podem ser transportadas embaladas ou a granel. Com referência a cargas perigosas, julgue os itens subseqüentes.

Aplica-se integralmente o IMDG ao transporte de mercadorias classificadas como poluentes marinhos, independentemente do porte do navio.

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4Q809755 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

É correto afirmar que os INCOTERMS

correspondem a contratos realizados entre o exportador ou o importador e a empresa responsável pelo transporte da mercadoria.

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5Q810542 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Unitização é o acondicionamento da carga geral em algum tipo de estrutura, de forma a permitir a movimentação das unidades de carga acopladas a equipamentos rodoviários, ferroviários e hidroviários, que podem ser içadas a bordo, sem as carretas, e empilhadas umas sobre as outras em células no navio, permitindo e facilitando a estivagem. A unitização da carga pode ser feita por meio de diversos tipos de estruturas ou recipientes, como os pallets e os contêineres.

Considerando as informações acima relativas a movimentação, transporte, armazenagem de cargas e infra-estrutura portuária, julgue os itens subseqüentes.

A profundidade do berço não interfere na quantidade de carga que o navio transporta.

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6Q810605 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes à terminologia geral da área portuária e à logística de transporte.

Congestionamentos portuários são os indicadores de ineficiências portuárias.

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7Q810613 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a atracação e desatracação de navios, julgue os itens a seguir.

Os encarregados pelas manobras de atracação de navios em um porto são denominados condutores.

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8Q811011 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Os contêineres são construídos com materiais resistentes e duráveis, mas estão sujeitos a avarias e à deterioração. A contínua utilização dos contêineres exige que eles passem por vistorias e sejam reparados quando houver necessidade, para garantir uma utilização segura para a carga e para os operadores. Acerca do uso de contêineres, tipos, características e classificação ISO, julgue os itens que se seguem.

Nos contratos de leasing de contêineres, firmados entre as empresas de leasing (locador) e as empresas de navegação (locatário), as últimas sempre respondem pelas despesas de reparo da unidade alugada enquanto vigorar o contrato.

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9Q811131 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes a movimentações de mercadorias.

A movimentação de carga entre o cais e o navio deve sempre ser efetuada com equipamento de terra.

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10Q811529 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Unitização é o acondicionamento da carga geral em algum tipo de estrutura, de forma a permitir a movimentação das unidades de carga acopladas a equipamentos rodoviários, ferroviários e hidroviários, que podem ser içadas a bordo, sem as carretas, e empilhadas umas sobre as outras em células no navio, permitindo e facilitando a estivagem. A unitização da carga pode ser feita por meio de diversos tipos de estruturas ou recipientes, como os pallets e os contêineres.

Considerando as informações acima relativas a movimentação, transporte, armazenagem de cargas e infra-estrutura portuária, julgue os itens subseqüentes.

A movimentação dos contêineres das faixas de cais para as áreas de estocagem é feita por meio de diferentes equipamentos. Os pórticos móveis sobre pneus (transtêineres) são alguns dos equipamentos mais utilizados para esta finalidade.

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11Q811915 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos à legislação ambiental, fitossanitária e sanitária.

Deve-se dar tratamento especial diferenciado para determinadas cargas ou mesmo determinados implementos utilizados na operação portuária, provenientes de países que possam representar risco de transferência de organismos exóticos para o Brasil.

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12Q812045 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a atracação e desatracação de navios, julgue os itens a seguir.

Retinida é um cabo auxiliar de pequena bitola, que é lançado ao mar pelos navios por ocasião de sua amarração e ao qual se acha ligado o cabo de maior bitola, que vai servir de amarra principal.

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13Q812114 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a atracação e desatracação de navios, julgue os itens a seguir.

A atracação dos grandes navios é realizada utilizando-se embarcações auxiliares, que são posicionadas próximo à proa e à popa deles. As embarcações mais utilizadas nessas manobras de atracação são as lanchas.

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14Q812156 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes à terminologia geral da área portuária e à logística de transporte.

O anteporto é uma área marítima onde os navios fundeiam quando entram no porto, aguardando a visita das autoridades policiais, aduaneiras e de saúde, a fim de permitir que os navios sejam atracados. O anteporto deve ser dimensionado de forma que os navios aí fundeados possam girar em torno do ponto de atracação.

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15Q812209 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a atracação e desatracação de navios, julgue os itens a seguir.

Entre o cais e os navios são instalados equipamentos denominados defensas.

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16Q812624 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da legislação pertinente a operações, atividade e infra-estrutura portuárias.

O Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) foi criado pela Lei n.º 8.630/1993.

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17Q812932 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Unitização é o acondicionamento da carga geral em algum tipo de estrutura, de forma a permitir a movimentação das unidades de carga acopladas a equipamentos rodoviários, ferroviários e hidroviários, que podem ser içadas a bordo, sem as carretas, e empilhadas umas sobre as outras em células no navio, permitindo e facilitando a estivagem. A unitização da carga pode ser feita por meio de diversos tipos de estruturas ou recipientes, como os pallets e os contêineres.

Considerando as informações acima relativas a movimentação, transporte, armazenagem de cargas e infra-estrutura portuária, julgue os itens subseqüentes.

Os cais são estruturas contínuas, contíguas ao litoral e a ele paralelas, destinadas à acostagem de navios.

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18Q813079 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a atracação e desatracação de navios, julgue os itens a seguir.

Lançantes são os cabos de amarração mais de vante e mais de ré de um navio.

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19Q813191 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Os contêineres são construídos com materiais resistentes e duráveis, mas estão sujeitos a avarias e à deterioração. A contínua utilização dos contêineres exige que eles passem por vistorias e sejam reparados quando houver necessidade, para garantir uma utilização segura para a carga e para os operadores. Acerca do uso de contêineres, tipos, características e classificação ISO, julgue os itens que se seguem.

Wear and tear corresponde a um ou mais defeitos físicos no contêiner, causados pela contínua deterioração de suas condições físicas que ocorram sob condições normais de utilização, corrosão e descoloração, por exemplo.

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20Q813336 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Os contêineres são construídos com materiais resistentes e duráveis, mas estão sujeitos a avarias e à deterioração. A contínua utilização dos contêineres exige que eles passem por vistorias e sejam reparados quando houver necessidade, para garantir uma utilização segura para a carga e para os operadores. Acerca do uso de contêineres, tipos, características e classificação ISO, julgue os itens que se seguem.

Cargas irregulares podem ser transportadas em contêineres plataformas (platform container). O contêiner plataforma é aberto, dispondo do fundo e da estrutura sem teto e sem lados.

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