
R$3.764,66 por jornada de 40 horas
semanais
O IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) aplicou hoje (6) a prova concurso BRB 2022 (Banco de Brasília). A disputa é por 500 vagas para o cargo de Escriturário, sendo 300 para provimento imediato e 200 para formação de cadastro reserva.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada em Brasília e também em todas as capitais. Os candidatos responderam 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas de resposta e somente 1 correta, conforme descrito abaixo:
- 6 questões de Português valendo 6 pontos;
- Raciocínio Lógico e Matemático: 5 questões valendo 5 pontos;
- Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos: 3 questões valendo 3 pontos;
- Governança Corporativa e Compliance: 3 questões valendo 3 pontos;
- Inovação: 3 questões valendo 3 pontos;
- Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal: 2 questões valendo 2 pontos;
- Conhecimentos Específicos: 30 questões valendo 30 pontos.
Os inscritos também fizeram Prova Discursiva. A proposta dessa etapa foi a elaboração de um texto dissertativo de 20 a 30 linhas. Os critérios de correção foram a adequação ao tema, argumentação, coesão e coerência e elaboração crítica.
Será reprovado na prova objetiva quem obter 0 nas questões de Língua Portuguesa, pontuação inferior a 50% nas questões de Conhecimentos Gerais e pontuação inferior a 50% nas questões de Conhecimentos Específicos. Já na prova discursiva, será eliminado quem tiver nota menor a 60%.
Gabarito concurso Escriturário BRB 2022
O gabarito preliminar será divulgado no endereço eletrônico do IADES às 22h de hoje.
Quem precisar entrar com recurso contra o gabarito tem de 7 a 11 de novembro para fazê-lo. A divulgação do gabarito definitivo acontecerá em 5 de dezembro.
Quais são as funções e requisitos do Escriturário?
Segundo o edital, o Escriturário aprovado no concurso BRB 2022 vai executar atividades administrativas e bancárias, atendimento ao cliente, além da divulgação e venda de produtos e serviços. Saiba melhor o que faz um escriturário.
O salário inicial é de R$3.764,66 por jornada de 40 horas semanais. Além de ter ensino médio completo, os aprovados precisam cumprir as seguintes exigências:
- a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos, conforme o Decreto Federal nº70.436, de 18 de abril de 1972 e Constituição Federal;
- b) Ter no mínimo 16 anos na contratação;
- c) Não exercer cargo, emprego ou função pública em órgãos da Administração Pública Direta ou de entidades como: empresa pública, sociedade de economia mista, suas controladoras ou coligadas, autarquia vinculada à União, Estados, Municípios e Distrito Federal, incluindo Fundação Civil mantida ou subvencionada pelo poder público;
- d) Não estar em licença, mesmo que não remunerada, de cargo, emprego ou função pública na Administração Pública Direta ou Indireta da União, Estados, Municípios e Distrito Federal;
- e) Não ser servidor público que tenha pedido vacância do cargo;
- f) Não ser aposentado pelo INSS ou servidor público aposentado, salvo nos casos onde é permitida a acumulação de cargos, funções, empregos ou proventos de aposentadoria, conforme o artigo 37, inciso XVI da Constituição;
- g) Não ser sócio, gerente, cotista ou membro do conselho ou da administração de empresa concorrente do BRB.
Resultado final concurso BRB 2022
O resultado final preliminar será divulgado em 27 de janeiro de 2023. Em caso de discordância, o prazo estabelecido para recursos é de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. O resultado final definitivo está previsto para 10 de fevereiro de 2023.
Ainda não há data para a convocação dos aprovados. Mas, o edital já adianta quais documentos são necessários para este fim:
- Comprovante de conclusão da escolaridade exigida;
- Documento de identidade;
- Comprovante de situação cadastral do CPF;
- Título de Eleitor, Certidão de Quitação Eleitoral e Certidão de Crimes Eleitorais;
- Declaração e recibo de Imposto de Renda Pessoa Física;
- CPF e RG ou Certidão de Nascimento dos dependentes declarados no Imposto de Renda;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de Nascimento ou declaração de união estável registrada em cartório;
- Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar Obrigatório, somente para homens;
- Nada consta do TJDFT ou Nada consta do TJ onde o candidato morou nos últimos 5 anos;
- Certidão do Superior Tribunal Militar para quem mora no Distrito Federal ou Certidão do estado do Estado onde morou nos últimos 5 anos.
A validade deste concurso é de 2 anos, contados a partir da homologação do resultado final. Este prazo pode ser prorrogado por mais 1 ano, conforme conveniência do Banco de Brasília.