Leia o texto a seguir sobre um aspecto por vezes negligenciado na
relação entre ensino e aprendizagem.
Ensinar é também estimular o desejo de saber. Só se pode desejar
saber ler, calcular de cabeça, falar alemão ou compreender o ciclo
da água, quando se concebem esses conhecimentos e seus usos.
De um ponto de vista cognitivo, uma criança de quatro anos não
compreende exatamente o que significa ler, mas, às vezes, já tem
uma representação da leitura e dos poderes que ela confere. Uma
relação com o saber depende sempre de uma representação das
práticas sociais das quais ele é revestido.
Adaptado de PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica
corretamente a posição defendida pela autora.
✂️ a) A exposição contínua a informações é o fator decisivo para
despertar o interesse pelo aprendizado. ✂️ b) O aprendiz pode desejar o conhecimento ao perceber nele um
sentido reconhecível na própria realidade. ✂️ c) A familiaridade adquirida com um determinado saber leva à
percepção de sua importância na vida cotidiana. ✂️ d) O desejo de aprender surge de forma natural a partir do
amadurecimento das capacidades cognitivas. ✂️ e) A motivação para aprender ocorre quando o que se ensina já
faz parte do repertório de conhecimentos do aluno.