“[O] produto informativo parece ser resultado de uma série de
negociações, orientadas pragmaticamente, que têm por objeto o
que deve ser inserido e de que modo deve ser inserido no jornal,
no noticiário ou no telejornal. Essas negociações são realizadas
pelos jornalistas em função de fatores com diferentes graus de
importância e rigidez, e ocorrem em momentos diversos do
processo de produção.” (WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação
de Massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 200).
É sabido que faz parte do rol de funções de um jornalista se valer
de valores-notícia para, em um caso específico, definir o espelho
de programas informativos. Para um telejornal brasileiro, é
preciso realizar seleções que vão desde a escolha dos
acontecimentos que não serão noticiados até a hierarquização e
distribuição dos que serão veiculados na edição. Como parte do
processo de elenco dos valores-notícia, considere dois
acontecimentos, a saber: “um desastre envolvendo um Boeing
737-800, na cidade de Muan, Coreia do Sul, resulta em
179 vítimas fatais”; “evento comemorativo de 2 anos do
telejornal reúne presidente da emissora e funcionários de alto
escalão”.
Os assuntos acima listados observam como fatores de
noticiabilidade, respectivamente:
✂️ a) morte; impacto; ✂️ b) infração; impacto; ✂️ c) infração; notabilidade; ✂️ d) disponibilidade; proximidade; ✂️ e) notabilidade; disponibilidade.