Ao identificar dificuldades recorrentes de seus estudantes na
diferenciação entre os sistemas fisiológicos dos vertebrados, um
professor de Biologia elaborou uma sequência didática com
atividades comparativas entre os sistemas digestório,
respiratório, circulatório, locomotor e excretor em diferentes
classes de animais. Utilizou vídeos de dissecação digital, modelos
3D interativos e tabelas comparativas entre as funções e
estruturas dos sistemas. Ao final da sequência, aplicou uma
avaliação com itens que exigiam análise integrada das adaptações
fisiológicas em diferentes ambientes.
Considerando os fundamentos da aprendizagem significativa e as
estratégias instrucionais eficazes no ensino de Fisiologia
Comparada, é correto afirmar que:
a) o uso de representações visuais interativas diversas pode
sobrecarregar os estudantes e assim comprometer a
avaliação objetiva, sendo mais adequado avaliar por testes
dissertativos.
b) atividades comparativas devem ser evitadas no Ensino
Médio, pois podem causar confusão entre estruturas
análogas e homólogas, prejudicando a aprendizagem correta
dos sistemas.
c) a utilização de imagens comparativas entre espécies pode ser
suficiente para garantir a compreensão dos sistemas
fisiológicos, desde que o professor forneça antecipadamente
os conceitos teóricos, dispensando a necessidade de
atividades práticas.
d) a comparação entre sistemas fisiológicos só deve ser feita
após o domínio completo das estruturas isoladas de cada
sistema, pois estratégias analíticas são mais eficazes que
abordagens integradoras.
e) estratégias comparativas promovem a organização relacional
dos conhecimentos e favorecem o raciocínio analógico,
contribuindo para a compreensão integrada das funções
vitais nos diferentes organismos.