Durante um projeto de compostagem comunitária em uma
escola de Mato Grosso do Sul, os estudantes observaram que os
restos orgânicos depositados em pilhas diferentes apresentavam
taxas distintas de decomposição. Enquanto uma das pilhas se
decompunha rapidamente, liberando calor e com coloração
escura, a outra permanecia praticamente inalterada após
semanas. O professor de Ciências explicou que diversos fatores
ambientais e biológicos influenciam o processo de decomposição
da matéria orgânica, destacando o papel de micro-organismos,
umidade, temperatura e a presença de oxigênio.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que explica
corretamente a diferença nas taxas de decomposição observadas
pelos estudantes.
a) A pilha que se decompôs rapidamente continha menor
quantidade de oxigênio, favorecendo a ação de fungos
anaeróbicos que aceleram o processo de decomposição.
b) A pilha de decomposição mais lenta estava provavelmente
em um ambiente mais úmido, o que inibe a ação de micro-organismos decompositores responsáveis pela degradação da
matéria orgânica.
c) A pilha de decomposição mais rápida apresentou maior
atividade de micro-organismos aeróbicos, responsáveis pela
liberação de calor e pela conversão eficiente da matéria
orgânica em húmus.
d) A pilha que se decompôs mais rapidamente foi aquecida
externamente pela incidência da luz solar, o que aumentou a
taxa de evaporação da água, promovendo a rápida conversão
da matéria orgânica em húmus.
e) A pilha de decomposição mais lenta foi exposta a maior
incidência de luz solar, reduzindo a atividade dos micro-organismos fotossensíveis, que são os principais agentes
responsáveis pela degradação da matéria orgânica