Para Diana Brydon: "O mundo contemporâneo requer
habilidades de letramento avançadas e isto inclui a
capacidade de pensar criticamente, incluindo
contextualização, análise, adaptação, tradução de
informação e interação entre os indivíduos dentro e além
de sua comunidade" (BRYDON, 2011, p. 105). Quando
se fala em alfabetização e letramento, é necessário
observar uma das principais diferenças entre estes dois
processos educativos: basicamente, a alfabetização
ensina a codificar e decodificar o sistema de escrita;
enquanto o letramento instrui o domínio e o uso da
linguagem como prática social. Desta forma, o processo
de alfabetização pode ser visto como um processo finito,
na medida em que o letramento pode ser continuamente
desenvolvido. Apesar dessas diferenças, os dois
processos interagem entre si, e podem ser utilizados de
maneira eficaz no ensino de linguagens no meio
educacional. Sobre o letramento em língua inglesa, e
seguindo a teoria do Letramento Crítico, assinale a
alternativa CORRETA. BRYDON, D. 2011. Local Needs, Global Contexts: Learning New
Literacies. In: MACIEL, R. F. e ARAÚJO, V. A. (Orgs). Formação
de professores de línguas: ampliando perspectivas .
Jundiaí, Paco Editora. Pp.105.
I.A linguagem é neutra e transparente, não sendo
perpassada por influências históricas e culturais, então o
processo de letramento em língua inglesa diz respeito
somente ao aprendizado do alfabeto estrangeiro.
II.A linguagem exerce um papel fundamental na
formação crítica dos cidadãos, e o ensino de língua
inglesa pode possibilitar a construção da visão crítica dos
estudantes.
III.O letramento crítico pode ser fomentado a partir do
trabalho dos professores de língua inglesa, na
construção, com os estudantes, das váriasinterpretações possíveis dos discursos contidos em
textos (orais e/ou escritos).
✂️ a) I, II e III estão corretas. ✂️ b) I e III estão corretas. ✂️ c) II e III estão corretas. ✂️ d) I e II estão corretas.