Cada cultura é dotada de um “estilo” particular que
se exprime através da língua, das crenças, dos costumes, da
arte — mas não apenas desta maneira. Esse estilo, esse “espírito”
próprio a cada cultura influi sobre o comportamento dos
indivíduos.
Denys Cuche. A noção de cultura nas ciências sociais .
2.ª ed. Bauru: EUDSC, 2002 (com adaptações).
Considerando as ideias do fragmento de texto precedente e o
impacto das relações entre língua, cultura e sociedade sobre o
ensino do inglês, assinale a opção correta.
✂️ a) Não é necessário pensar em aspectos culturais quando se
ensina língua inglesa na escola. ✂️ b) O ensino do inglês deve ser compreendido como uma busca
pelo alcance das características linguísticas e culturais dos
falantes nativos da língua. ✂️ c) A cultura é importante em uma sala de aula de língua inglesa,
mas apenas a cultura dos Estados Unidos da América (EUA)
e da Inglaterra, uma vez que estes são países em que o inglês
é o idioma materno. ✂️ d) O entendimento do inglês como língua franca favorece uma
educação linguística voltada para a interculturalidade, isto é,
para o reconhecimento e o respeito das diferenças e para a
compreensão de como elas são produzidas nas diversas
práticas sociais de linguagem. ✂️ e) Ensinar inglês é aproximar os estudantes das questões
culturais dos países hegemônicos falantes desse idioma, em
detrimento da própria cultura.